contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Pro sol

Publicidade

Em Picos, Uespi vai oferecer oficina de Teatro de Bonecos

Ao fim das atividades, os alunos terão aprendido a confeccionar bonecos e manuseá-los para uso para fins didáticos

| segunda-feira, 22 agosto , 2016

uespi88989Os alunos dos cursos de licenciatura dos campi de Picos, Parnaíba e Bom Jesus, tanto da modalidade regular quanto do PARFOR e Educação à Distância, serão contemplados em setembro com uma oficina de teatro de bonecos ministrada pelo cantor, produtor cultural e bonequeiro Chagas Vale. Cada uma das oficinas terá carga horária de 20 horas e contará com 30 vagas.

Ao fim das atividades os alunos terão aprendido a confeccionar bonecos e também a manuseá-los, de modo a construir uma história com eles que poderá ser usada para fins didáticos. “Isso promove a criatividade, e depois da criação da história, a partir a construção desse boneco, os próprios estudantes vão construir estratégias para usar esse recurso em sua didática em sala de aula, quando forem professores”, afirma o Pró-Reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários, Prof. Dr. Raimundo Dutra.

Além do uso como estratégia didática, as oficinas também têm o intuito de fortalecer essa manifestação da cultura popular, que é o teatro de bonecos. De acordo com Chagas Vale, o processo se dá em duas partes: “Nós temos ministrado essa oficina em muitos municípios, e é muito gratificante. Confeccionar o boneco é o mais fácil, mas dar vida, fazer a interação com o público e convencer é mais difícil, e é esse foco que queremos abordar de forma mais forte junto aos alunos, para que eles tenham esse mecanismo de alto valor pedagógico nas mãos e desenvolvam essa estratégia nas aulas”, pontua.

“São situações que podem ser dramatizadas em qualquer disciplina, e com o boneco é mais fácil dado ao tamanho do cenário, o número de personagens. É um recurso didático muito interessante e a UESPI está colocando à disposição desses alunos mais uma ferramenta que eles podem estar usando em sala de aula com grande êxito”, finaliza Chagas Vale.

Por Jônatas Freitas