Publicidade

Alegrete irá receber 30 módulos sanitários do Governo
Cada módulo sanitário é composto por banheiro, lavanderia e caixa d’agua, no padrão exigido pela Funasa.
Redação | sexta-feira, 14 março , 2014
O município de Alegrete do Piauí, localizado na região Centro-Sul do Estado, irá receber do Governo do Estado, 30 módulos sanitários domiciliares (MSD). Ação é realizada pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), através do Programa Saúde e Saneamento Básico na Área Rural (Prosar).
Em Alegrete, as localidades beneficiadas são: Data Pocinhos, Boa Vista e Malhada Alta. Essas melhorias sanitárias são intervenções promovidas nos domicílios, com o objetivo de atender às necessidades básicas de saneamento das famílias, por meio de instalações hidrossanitárias mínimas, relacionadas ao uso da água, à higiene e ao destino adequado dos esgotos domiciliares.
Cada módulo sanitário é composto por banheiro, lavanderia e caixa d’agua, no padrão exigido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Os investimentos do Governo para a construção dos módulos em Alegrete são de aproximadamente R$188 mil.
Segundo o diretor do Prosar, Agenor Lira, os módulos sanitários têm o objetivo de implantar soluções individuais e coletivas de pequeno porte com as tecnologias apropriadas. “A construção dos módulos irá contribuir para a redução dos índices de morbimortalidade provocados pela falta ou inadequação das condições de saneamento domiciliar”, disse.
Ainda de acordo com Agenor Lira, no Piauí, o Governo beneficiou cerca de 50 municípios com a construção desses módulos sanitários, onde 34 deles estão em fase de conclusão das construções.