contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Pro sol

Publicidade

Acácia da Boa Esperança cria capítulo Demolay

A Loja Maçônica do município de Padre Marcos realizou neste domingo a implantação do 21ª capitulo da Ordem Demolay do Piauí

| segunda-feira, 9 abril , 2018

A Loja Maçônica Acácia da Boa Esperança do município de Padre Marcos realizou neste domingo (08) a implantação do 21ª capitulo da Ordem Demolay do Piauí, do Supremo Conselho da Ordem Demolay para o Brasil, com a iniciação de novos jovens.

O evento, que teve início às 10 hrs e termino as 16hrs, com abertura para o público as 13 hrs, iniciou 21 novos jovens, entre eles estão: Klisman Moura Ribeiro, Lariel Macedo Cardeal, Shaidy Franc Carvalho, João Isaac Araujo Modesto, Marcos Aurelio Carvalho, Thiago Richelmy Rodrigues, Hermick Nael de Carvalho Silva, Welder Ricardo Sousa Carvalho, Adrian Rafael de Sousa, Lourival José de Sousa Neto, Thales Manoel da Silva, Leonardo Macedo Araujo, Pablo Natan Macedo Sousa, Felipe Macedo Maia, Savio Franc Bezerra, Arthur Ribeiro Modesto, Leonardo de Sousa Bezerra, Guilherme Augusto Macedo Teles, que farão parte do Capitulo da Ordem Demolay em Padre Marcos, que se chamará “Capitulo José de Moura Leal”, como forma de homenageá-lo.

José de Moura Leal foi prefeito de Padre Marcos e o primeiro maçom do município. Nascido no dia 29 de novembro de 1916 e falecido em 12 de junho de 1980, “Zezito Moura”, como era conhecido, era farmacêutico no município, e foi convidado a iniciar na maçonaria por um amigo vendedor de medicamentos, convite prontamente aceito por “Zezito”, onde passou a frequentar uma vez por mês a maçonaria da cidade de Juazeiro do Norte-CE.

Na oportunidade, diversos veneráveis de Lojas Maçônicas de cidades vizinhas se fizerem presentes, como do município de Simões-PI, Floriano-PI, Araripina-PE, Jaicós-PI e da capital Teresina.

A Loja Acácia da Boa Esperança de Padre Marcos tem como venerável José Aquiles, onde se fez presente juntamente com os demais membros da Loja. Também esteve presente o grão-Mestre da Maçonaria Piauiense, Irmão Dias, sendo condecorado com a cruz de honra Demolay.

O Grande Mestre Estadual da Ordem Demolay do Piauí, Salomão Oka, da Loja Igualdade Florianense 865 da cidade de Floriano, destacou a felicidade da iniciação e implantação do capitulo no município.

“É um grande conquista porque é uma oportunidade que os jovens tem de aprender grandes lições, especialmente sobre o que é ser um jovem líder na profissão que eles escolherem, no trabalho que eles escolherem, então é uma oportunidade também de fazer com que o jovem tenha uma ocupação intelectual e virtuosa no sábado à tarde, em vez de estar de bobeira, ocioso, ele está na loja maçônica aprendendo coisas boas”, afirmou o Mestre Estadual.

Salomão Oka relatou ainda a receptividade em Padre Marcos, e o crescimento do município. “Foi um evento histórico a fundação de um capitulo em uma cidade prospera, cidade que tem muito a crescer, que já cresceu bastante, mas que vai crescer ainda mais com estudo e trabalho, e a gente tem muita alegria de ter esse evento tão prestigiado, agradecer também imensamente a hospitalidade dos habitantes de Padre Marcos, agradecer a população por receber a maçonaria, por receber a ordem Demolay”, disse.

O Venerável Mestre da Loja Maçônica Acácia da Boa Esperança, José Aquiles, frisou a satisfação de estar fundando o capitulo em Padre Marcos. “Falta palavras pra descrever esse momento impar para a nossa Loja e para nossa sociedade de Padre Marcos. Foi um sonho de trazer a ordem Demolay para Padre Marcos, de fundar este capitulo, quando a ideia chegou aqui na loja todos os irmãos abraçaram por unanimidade, então isso encorajou todo mundo a trazer a ordem Demolay aqui para o município”, afirmou.

No final do evento ocorreu ainda uma grande confraternização entre os membros da Loja Maçônica Acácia da Boa Esperança e entre todos os presentes na iniciação, como as seguintes autoridades: O prefeito municipal de Padre Marcos, Valdinar Silva; A primeira Dama, Edilene Silva; A presidente da Câmara municipal de Vereadores, Emanuela Conrado Lima; O Vereador Antônio Francisco de Carvalho; José Aquiles, Venerável Mestre da Loja Maçônica Acácia da Boa Esperança; Tertuliano Ramos, Primeiro Vigilante Maçônico; e o Segundo Vigilante Maçônico, Antônio Francisco de Carvalho (Antônio Chiquinho).

Sobre a Ordem Demolay

A Ordem DeMolay é a maior organização juvenil do mundo, de fins filosóficos, filantrópicos, e sem fins lucrativos, já tendo iniciado desde de sua origem, mais de 2,5 milhões de jovens. Trabalha alicerçada na máxima de que “educando-se o jovem estaremos nos eximindo da tarefa de ter que castigar o adulto”.

Fundada em 18 de março de 1919 em Kansas City, Missouri, EUA, tem como objetivo formar jovens de 12 à 21 anos de idade, melhores cidadãos e líderes através do desenvolvimento e fortalecimento da personalidade e enfatizando virtudes indispensáveis para a boa conduta social.

A Ordem Demolay trabalha algumas virtudes com os seus participantes, são elas: Amor Filial, que é o amor entre pais e filhos; a Reverência pelas Coisa Sagradas, que é o respeito pelo que é sagrado. É o amor pelo Pai Celestial; Cortesia, que é o que ilumina a nossa vida. É a nossa educação; o Companheirismo, que é o amor que temos aos nosso irmãos e amigos, é o que mantém vivo os ideais da Ordem; a Fidelidade, é cumprir, conscientemente seus compromissos junto a seus ideais, a seus irmãos e amigos e ao Pai Celestial; a Pureza, é a pureza de pensamentos, palavra e ações; e o Patriotismo, é o amor e respeito por sua pátria, seu povo, suas origens. É a busca de ser sempre um bom cidadão, respeitando as leis de seu País.

Fonte: Piauí em Foco