contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner hemopi

Publicidade

Demandas comunitárias dominam a sessão da Câmara

Todos os 15 parlamentares picoenses estiveram presentes na sessão ordinária de quinta-feira

| sábado, 12 outubro , 2013

Hugo Victor anunciou que a Câmara vai contar com emendas - Foto: Marinalva Ribeiro

Hugo Victor anunciou que a Câmara vai contar com emendas – Foto: Marinalva Ribeiro

Com a presença dos quinze parlamentares, a Câmara de vereadores de Picos, realizou na tarde desta quinta-feira (10), a vigésima nona sessão da 17ª Legislatura.

Vereador Simão Carvalho (PMDB) foi o primeiro a subir na tribuna. O peemedebista solicitou da Prefeitura Municipal de Picos, a iluminação em todos os cemitérios do município, bem como, seja ampliado o cemitério do Tanque e seja construído um cemitério na comunidade Carnaíbas. Em outro requerimento o Edil requer do Banco Central do Brasil, que seja instalado um caixa eletrônico 24 horas no município.

Em seguida a vereadora Valdívia Santos (PSB) pediu a compreensão da população picoense pelo adiamento da festa no povoado Fátima do Piauí. Valdívia acrescentou que será marcada outra data. A parlamentar disse que está esperando o retorno dos requerimentos já solicitados. A mesma destacou a importância de uma solicitação feita ao DNIT, onde pediu a instalação de redutores de velocidade na entrada do povoado Fátima do Piauí e ampliação da faixa.

Posteriormente o vereador Evandro Reis (PTB) prosseguiu com os debates e fez o seu pronunciamento. Evandro Reis falou que a exemplo de Teresina a Associação Comercial juntamente com o SEBRAE irá elaborar projeto para criar um polo de saúde e um polo educacional em Picos. O petebista destacou o interesse dos empresários picoenses em criar os polos e a importância para a sociedade. “Vai atingir toda população da nossa região e vai engrandecer os cidadãos picoenses que queiram estudar e que queiram trabalhar”, disse.

O vereador Toinho de Chicá (PMDB) foi o quarto orador da tarde. Toinho falou da importância do requerimento do vereador Renato sobre autorização para pavimentação da estrada do Povoado Torrões a Tabatinga. O parlamentar pediu agilidade a Secretaria de Obras na construção da passagem molhada do povoado Alto dos Canutos. “Se começar a chover não vai dar tempo fazer aquela obra”, explicou.

Quinto a falar o vereador Rinaldinho (PSB) relembrou um ano do falecimento do vereador Titico Barbosa. O parlamentar solicitou da Prefeitura de Picos que seja feita uma operação “tapa buracos” na pavimentação asfáltica da principal via de acesso ao bairro Parque de Exposição, nas proximidades do Hospital Dia. O parlamentar acrescentou ainda sobre a necessidade da abertura da policlínica. “Está concluída e pronta desde 2008 com equipamentos e quando na verdade hoje, passamos por dificuldades na marcação de exames e consultas”, frisou.

Na sequência a vereadora Fátima Sá (PSDB) pediu a colaboração dos demais colegas, para promover uma festa em comemoração ao dia das crianças em um bairro do município. A parlamentar solicitou da Secretaria Municipal de Saúde a liberação de 06 ultrassonografias de mama, para serem sorteadas entre as mulheres que vão participar do III Fórum Regional, sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, que será realizado em Picos nos dias 24, 25 e 26 de outubro do corrente ano.

Edilson Carvalho (PTB) foi o sétimo a discursar. O Líder de Governo na Câmara destacou a nova conquista dos vereadores picoenses, a emenda parlamentar. Para Edilson a emenda irá beneficiar ainda mais a população de Picos. Cada vereador terá o valor de 50 mil reais para investir em obras no município.

Oitavo a falar vereador Wellington Dantas (PT) solicitou da Prefeitura de Picos, que seja implantada na cidade de Picos, uma Casa de Apoio às crianças e adolescentes que são acompanhados pelo Conselho Tutelar. Em outro requerimento o Parlamentar solicita da AGESPISA que seja implantado o cano geral da rede de abastecimento d’água em parte da Rua Miguel Lidiano no cruzamento com a Rua do Cajueiro, no bairro Junco. De acordo com Wellington as pessoas que constroem novas residências, estão tendo dificuldades no momento de fazer a encanação, devido à distância.

Logo após o vereador Maté (PSL) atendendo reivindicações dos moradores, solicitou da Prefeitura Municipal de Picos, que sejam recuperadas e empiçarradas todas as estradas vicinais do Povoado Bocolô. Maté acrescentou que a pedido da Secretária de Esportes cultura e lazer, foi feito o cadastro de todas as quadras de esporte no Plano Plurianual (PPA). O parlamentar disse ainda que de sua autoria, foi feito requerimento para os povoados Umarí, Lagoa Comprida e Valparaíso, o mesmo espera ser contemplado pelo menos em uma ou duas localidades.

O presidente casa, vereador Hugo Victor (PMDB) deu continuidade aos debates. Hugo Victor também destacou a implantação da emenda parlamentar. De acordo com o presidente, desde o mandato anterior que vem buscando esse benefício, mas somente nessa gestão vai ser posta em prática. O peemedebista acrescentou que a emenda era uma das principais metas deste mandato. Hugo Victor parabenizou os integrantes da Coordenadoria da Juventude pelo trabalho que vem desenvolvendo com os jovens do município.

Depois o vereador Iata Rodrigues (PSB) agradeceu a equipe do Programa Saúde e Saneamento Básico (PROSAR), em atender seu requerimento. Iata havia solicitado a construção de banheiros nos povoados Pereiros, Gameleira dos Rodrigues e Angico Branco. Segundo o vereador, mais de 60 famílias serão contempladas. Iata Solicitou da Prefeitura Municipal de Picos, a construção de uma escada ligando a Rua Moacir Luz no bairro Canto da Várzea à Rua Projetada nº 304 no bairro Bela Vista/Aerolândia.

Finalizando os discursos do dia, o vereador José Luís (PSB), agradeceu a Secretaria de Cultura em atender sua solicitação, onde pediu a inclusão de eventos gospel na programação do aniversário de Picos. José Luís solicitou da Eletrobrás Distribuição Piauí, que sejam criados mais dois postos de atendimento aos clientes, sendo um no bairro Junco e outro no bairro São Vicente. José Luís acrescentou ainda que a empresa contratada pela Eletrobrás para fiscalizar os medidores, estão aterrorizando a população. Segundo o vereador nunca foi feito um trabalho de reparo dos medidores antigos pela empresa, e agora estão cobrando multas exorbitantes para as pessoas.