contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner mamba

Publicidade

Projeto “Elas Empreendem” capacita mulheres em Sussuapara

O evento foi realizado em parceria com o Sebrae e apoio da Fundação Deputada Francisca Trindade, Gaz do Norte e Mulheres da Praça

Redação | segunda-feira, 11 dezembro , 2023

A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) encerrou, nesta segunda-feira (11), mais um ciclo de capacitação do projeto “Elas Empreendem”. O evento foi realizado em parceria com o Sebrae e apoio da Fundação Deputada Francisca Trindade, Gaz do Norte e Mulheres da Praça.

Ao longo do último mês, além da capital, o projeto também capacitou mulheres empreendedoras nos municípios piauienses de Sussuapara e Queimada Nova. O “Elas Empreendem” visa promover um impacto financeiro positivo para as participantes, possibilitando maior autonomia econômica e contribuindo para quebrar ciclos de violência.

WhatsApp Image 2023-12-11 at 12.31.49 (1).jpeg

No município de Queimada Nova, foram as mulheres quilombolas da comunidade Tapuio que tiveram a oportunidade de conhecer as ferramentas digitais para aplicar nos seus microempreendimentos, desde a agricultura familiar até o artesanato.

A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, enfatizou que o projeto tem como objetivo primordial incentivar as mulheres a se envolverem em atividades empreendedoras. “Em 2023, capacitamos mais de mil mulheres em 31 municípios do estado, abrangendo diversos territórios em desenvolvimento”, destacou a secretária.

WhatsApp Image 2023-12-11 at 12.31.49.jpeg

Zenaide ressaltou também a natureza contínua do projeto, não apenas focado na capacitação, mas também na articulação das mulheres para acessarem créditos. “Esta iniciativa integrada da Sempi é desenvolvida tanto de forma presencial quanto virtual, visando empoderar as mulheres em busca da independência econômica, proporcionando um papel central para elas no cenário empreendedor”, reforçou Zenaide.

Elenilza Costa, microempreendedora na área de alimentos há mais de uma década, destacou a importância das oficinas para consolidar suas bases empresariais. “As informações e orientações adquiridas durante as sessões estão pavimentando o caminho para essa expansão”, disse.

WhatsApp Image 2023-12-11 at 12.34.24.jpeg

Para Lúcia Araújo, moradora da zona norte de Teresina, as organizações têm realizado parceria com a Secretaria das Mulheres, buscando proporcionar bases sólidas às mulheres da região. “As mulheres estão muito mais articuladas e empoderadas, com um conhecimento mais profundo sobre seus negócios”, afirmou Lúcia.

O programa tem como meta capacitar mais mulheres até janeiro de 2024, mulheres de diferentes perfis, proporcionando ferramentas para o crescimento de seus negócios e incentivando a exploração do potencial empreendedor de cada uma.

Com mais de 30 turmas formadas, o objetivo é chegar a 43. Além da capacitação, o programa oferece recursos fundamentais para promover a independência financeira e fortalecer os empreendimentos das participantes.

WhatsApp Image 2023-12-11 at 12.34.28.jpeg