contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Publicidade

Passo à Frente entrega meios auxiliares de locomoção em Picos

O projeto permite a descentralização dos serviços da oficina ortopédica que funciona no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir)

Redação | quinta-feira, 26 janeiro , 2023

Moradores de Picos e região serão beneficiados, na próxima sexta-feira (27), com a entrega de mais de 1.300 equipamentos do Programa Passo a Frente. O projeto permite a descentralização dos serviços da oficina ortopédica que funciona no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), em Teresina, graças a uma parceria da Associação Reabilitar com o Ministério da Saúde e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Os equipamentos são fabricados sob medida e entregues em cidades polos para facilitar o acesso da população ao serviço. Em Picos, a entrega dos equipamentos será realizada a partir das 8h, na Escola Estadual Petrônio Portela (Premen), bairro Canto da Várzea. Além de Picos, serão contemplados moradores de mais 11 municípios da região: Alegrete, Bocaina, Dom Expedito Lopes, Geminiano, Inhuma, Ipiranga, Itainópolis, Paquetá, Santana, Santa Cruz do Piauí e Sussuapara.

Na ocasião, serão entregues andadores, muletas, cadeiras de roda, cadeiras de banho, coletes, órteses, próteses, coletes putti, bengalas e calçados ortopédicos, totalizando 1.351 equipamentos.

“Temos trabalhado para tornar o fluxo de processos mais rápido e a aumentar o número de atendimentos do Programa Passo à Frente, conforme o pedido do Governo do Estado, porque sabemos o quanto esses equipamentos são importantes para facilitar a vida de quem precisa. É um projeto completo porque vamos ao interior atender a população, tirar os moldes e as medidas para depois retornarmos para entregar os itens, com a qualidade e as especificações necessárias”, ressalta o superintendente executivo da Associação Reabilitar, Aderson Luz.

Passo à Frente já entregou mais de 22 mil itens

O Programa Passo à Frente percorre todo o Piauí, possibilitando o acesso gratuito às órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs), além de confecção, adaptação, ajustes e pequenos consertos desses equipamentos. Desde 2011, mais de 22 mil itens foram entregues à população piauiense por meio do projeto.

A solicitação dos itens é realizada por meio da Secretaria da Saúde do município que for contemplado com as ações do Programa Passo à Frente. Os processos gerados durante esses atendimentos são enviados para Teresina, onde os produtos são confeccionados ou distribuídos pela Oficina Ortopédica do Ceir.

“Essa parceria do Estado com o Ceir e o Ministério da Saúde está trazendo muitos resultados para os mais necessitados” disse o secretário da Saúde, Antonio Luiz.