contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner mamba

Publicidade

Imepi deflagra “Operação Páscoa” 2024

A ação consiste na fiscalização de produtos típicos da Semana Santa, coletados em supermercados e demais estabelecimentos comerciais em alta neste período

| segunda-feira, 4 março , 2024

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) iniciou a Operação Páscoa, nesta segunda-feira (4). A ação consiste na fiscalização de produtos típicos da Semana Santa, coletados em supermercados e demais estabelecimentos comerciais em alta neste período.

Os produtos recolhidos serão periciados no laboratório do setor de Pré-medidos. Serão analisados ovos de chocolate, bombons, macarrão, massas alimentícias, sardinhas, peixes, alimentos drenados (azeitona, milho, ervilha), creme de leite, entre outros. Já os brinquedos contidos nos ovos de chocolate serão avaliados pelo setor de Qualidade.

Além das mercadorias, os fiscais do setor da Metrologia verificam as balanças utilizadas na pesagem de pescados em feiras livres. A operação visa ao combate de balanças falsificadas e sem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

0d0111fd-0ce3-438e-8dfc-6261bf2b48ea.jpg

De acordo com a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, as multas podem chegar até R$ 1,5 milhão, a depender da infração, reincidência e porte da empresa. “Iniciamos a operação com a intenção de garantir ao consumidor que produtos de melhor qualidade permaneçam nas prateleiras dos estabelecimentos comerciais, além de coibir o uso de balanças pirateadas. Esse trabalho se inicia na capital e será estendido ao longo do mês para várias cidades do interior do Piauí”, explica a gestora.

A Operação Páscoa ocorre até o dia 27 de março. Em caso de denúncias, o consumidor pode entrar em contato com a ouvidoria do Imepi, através do whatsApp: (86) 99456-1921.