IBGE aponta que Picos tem mais de 82 mil habitantes
Picos, localizada na região Centro-Sul do Estado do Piauí, atingiu o contingente de 82.028 habitantes, um crescimento de 11,73% nos últimos 12 anos
| terça-feira, 3 janeiro , 2023
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou preliminarmente dados sobre o crescimento populacional nos municípios. Picos, localizada na região Centro-Sul do Estado do Piauí, atingiu o contingente de 82.028 habitantes, um crescimento de 11,73% nos últimos 12 anos.
O quantitativo divulgado em 28 de dezembro é fruto da coleta de dados durante a pesquisa do Censo Demográfico 2022.
A coordenadora da unidade do IBGE de Picos, Jannete Maria, explicou que os dados populacionais ainda podem ser alterados com a conclusão da pesquisa do Censo 2022.
“O IBGE tinha até 28 de dezembro para entregar dados prévios ao Tribunal de Contas em razão da distribuição do FPM e assim foi feito. Em Picos temos hoje 82.028 habitantes, é um dado prévio considerando que ainda estamos coletando os dados finais. No Censo de 2010, esse número era de 73.414”, disse a coordenadora.
Jannete Maria ainda acrescentou que a pesquisa do Censo seguirá até março com a conclusão de todas as etapas. Atualmente, as equipes têm se dirigido para os domicílios onde os moradores não foram encontrados e/ou houve recusa.
“No final de novembro, o IBGE concluiu a primeira etapa de coleta do Censo no Piauí, que foi a visita em todos os endereços, fazendo uma cobertura de todos os domicílios. Agora estamos na segunda etapa da coleta, que é a visita aos domicílios onde os recenseadores não conseguiram encontrar os moradores, domicílios em que houve recusa e vamos fazer uma nova tentativa, além de realizar uma nova supervisão para dar qualidade a coleta dos dados”, ressaltou.
A coleta de dados para o Censo Demográfico 2022 está sendo realizada desde agosto. Caso, o domicílio não tenha sido visitado pelo recenseador, o morador por acionar o órgão através do Disque-censo (137). A ligação é gratuita no horário de 8h até 21h30.
Por Paula Monize/ Cidade Verde