contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Dia do Piauí 2026

Publicidade

Apagão deixa cidades do Piauí e outros estados sem energia

O apagão teve início por volta das 8h30. Pelo Twitter, internautas de vários estados, como Pernambuco, Bahia, Distrito Federal, fazem relatos sobre a queda de energia

Redação | terça-feira, 15 agosto , 2023

Um apagão de energia elétrica afetou o Piauí e vários estados brasileiros, principalmente das regiões Norte e Nordeste, na manhã dessa terça-feira (15).

O apagão teve início por volta das 8h30. Pelo Twitter, internautas de vários estados, como Pernambuco, Bahia, Distrito Federal, fazem relatos sobre a queda de energia.

A Equatorial Piauí, responsável pelo fornecimento de energia em todo o estado, se manifestou através de nota:

O Grupo Equatorial Energia informa que houve registro, a partir das 8h30 desta terça-feira (15), de interrupção geral no fornecimento de energia em vários estados do país, provocado por uma ocorrência de abrangência nacional.

Segundo informações preliminares, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.

Em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, a normalização já foi iniciada. O Grupo segue acompanhando junto ao Operador Nacional do Sistema as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados.

Assessoria de Imprensa – Grupo Equatorial

Por causa do apagão, algumas escolas públicas e privadas liberaram os alunos das atividades desta terça-feira (15).

Também por causa do apagão, os semáforos deixaram de funcionar e congestionamentos se formaram em várias partes da capital.

Através de nota, a Strans informou que os agentes estão nos principais cruzamentos da cidade para realizar o controle do tráfego de veículos.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), informa que por conta do apagão que está ocorrendo em todo o Brasil, a cidade de Teresina está sem energia. Consequentemente, os semáforos então sem funcionamento.

O operacional dos agentes de trânsito está em campo nos principais cruzamentos da cidade para melhor controle do tráfego.

Orientamos aos condutores que, se possível, evitem se deslocar nesse momento.

O Ministério de Minas e Energia também se posicinou através de nota:

Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.

O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.

 

Por Bárbara Rodrigues/ Cidade Verde