contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Academia de Letras lança edital para Concurso de Poesia

As inscrições começam nesta terça-feira, 15 de dezembro de 2020 e vão até o dia 15 de janeiro de 2021. Vejam o Edital

| terça-feira, 15 dezembro , 2020

A Academia de Letras da Região de Picos – ALERP, por meio do Edital nº 01/2020 lança concurso de Poesia. As inscrições começam nesta terça-feira, 15 de dezembro de 2020 e vão até o dia 15 de janeiro de 2021. Vejam o Edital.

CONCURSO DE POESIA

EDITAL Nº 01/2020

A Academia de Letras da Região de Picos – ALERP torna público que realizará Concurso de Poesia, conforme normas estabelecidas neste Edital.

1 – DO OBJETIVO

O Concurso de Poesia é uma iniciativa da Academia de Letras Região de Picos – ALERP, a fim de incentivar o gosto pela poesia, a leitura e a produção literária, despertando o poeta que existe dentro de cada pessoa.

2 – DA PARTICIPAÇÃO

Qualquer pessoa poderá participar, exceto os membros da ALERP;
Cada candidato poderá participar com apenas uma poesia conforme as categorias:
•    Infantojuvenil (até 17 anos e 11 meses)
•    Adulto (a partir de 18 anos completos)

3 – DA TEMÁTICA
•    Livre

4 – DA INSCRIÇÃO

4.1 – Cada autor poderá enviar somente 1 (um) poema, que deverá ser inédito no meio impresso e configurar criação original, utilizando um PSEUDÔNIMO. Ao inscrever-se neste concurso, o candidato declara que o texto enviado é de sua própria autoria e assume a responsabilidade plena por eventuais acusações de plágio e violação de direitos autorais, que configura crime previsto no art. 184 do Código Penal.

4.2 – A inscrição é gratuita e poderá ser realizada no período de 15 de dezembro de 2020 a 15 de janeiro de 2021, somente por meio do endereço eletrônico e-mail : alerpacademia@gmail.com.

4.3 – Podem se inscrever no Concurso de Poesia qualquer pessoa, exceto os membros da ALERP.

4.4 – O poema deverá ser enviado em formato .doc (Word), com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5. Não se deve exceder o limite de 2 (duas) página no tamanho A4 (margens superior, inferior, esquerda e direita de 2 cm). Versos e estrofes não poderão ser editados em mais de uma coluna. No mesmo arquivo, após o poema, é obrigatória a inclusão do PSEUDÔNIMO.

4.5 –  O candidato deverá enviar dois arquivos: 01 (um) com o poema assinado com o PSEUDÔNIMO sem o nome do autor; o outro é a ficha de inscrição com os seguintes dados:

       FICHA DE INSCRIÇÃO
 
a)    Categoria:
b)    Nome completo do autor:
c)    Data de nascimento:
d)    Endereço:
e)    Pseudônimo utilizado:
f)    E-mail:
g)    Telefone (whatsapp):
h)    Título do poema:


6 – DO JULGAMENTO

Os textos serão apreciados por uma Comissão Julgadora composta por 03 (três) membros da ALERP ou professores da área de Linguagem, e esta terá plena autonomia de julgamento, não cabendo recurso às suas decisões. Serão selecionados três poemas e classificados em 1º, 2º e 3º lugar em cada categoria.

7 – DA PREMIAÇÃO


7.1 – Serão premiados os 1º, 2º e 3º colocados com troféus, um kit de obras literárias e um livro da Antologia com os poemas classificados no concurso que será publicado pela ALERP através do site www.clubedeautores.com.br.

8 – DO RESULTADO


8.1 – O resultado será divulgado no dia 27/02/2021 no site www.alerp.com.br.

8.2 – A solenidade de premiação ocorrerá dia 14 de março de 2021 (dia da poesia),  através da plataforma Google Meet.

 
9 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS


9.1 O preenchimento da ficha de inscrição, por parte do candidato, por si só, constitui instrumento de plena aceitação, por parte do concorrente, das normas estabelecidas.

9.2 – Todos os poemas classificados serão publicados em um livro da Academia de Letras da Região de Picos – ALERP, divulgados no site www.alerp.com.br e nas páginas das redes sociais. O ato de inscrição autoriza o uso do poema pela ALERP, após divulgados os resultados, sem ônus, para fins de divulgação em publicações, materiais e eventos da instituição, desde que citada a autoria.
 
9.3 – Não será aceita nenhuma forma de plágio. Caso seja constatada alguma fraude, ou o descumprimento das regras desse Edital, o participante será desclassificado.

Picos (PI), 15 de dezembro de 2020.

                                                                                  
Deolinda Maria de Sousa Marques
Presidente da ALERP