contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Publicidade

Simpósio reforça ações de combate às drogas em Picos

Evento reuniu estudantes, educadores, profissionais da saúde e representantes de instituições para discutir prevenção, saúde mental e superação da dependência química

| sábado, 27 junho , 2026

A Prefeitura de Picos, por meio da Coordenadoria Municipal de Combate às Drogas, promoveu nesta sexta-feira (26) o I Simpósio Caminhos da Prevenção – “Escolhas que Transformam”, realizado no Picoense Clube. A iniciativa integrou a programação do Junho Branco, campanha voltada à conscientização e prevenção do uso de drogas, álcool e outras substâncias psicoativas.

A realização do simpósio coincidiu com o Dia Internacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, encerrando um mês de atividades socioeducativas desenvolvidas no município. O evento reuniu estudantes e professores das redes municipal e estadual de ensino, além de militares do 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC).

A programação foi aberta com uma apresentação musical realizada em parceria com o Grupo Esperança Viva (GEV), seguida por uma demonstração de capoeira promovida pela Associação de Capoeira Educacional e Desenvolvimento da Arte e Cultura (ACEDAC).

Na sequência, os participantes acompanharam a palestra do pastor, missionário e educador Carlos Lucas, que abordou a importância das escolhas conscientes e da prevenção ao uso de drogas. O evento também contou com sorteio de livros entre os presentes antes do intervalo para o almoço.

O coordenador municipal de Combate às Drogas, Rômulo Neiva, destacou o impacto das ações desenvolvidas ao longo do Junho Branco e ressaltou a importância da informação como ferramenta de prevenção.

“Foi um mês de muito trabalho, com palestras, rodas de conversa e orientações, principalmente nas escolas, mas também na rede pública e em municípios vizinhos. Levamos informação sobre prevenção à dependência química, os riscos e as consequências que ela traz para a sociedade e para as famílias, contribuindo para uma vida mais saudável e com mais qualidade”, afirmou.

Rômulo Neiva também enfatizou que a Coordenadoria atua de forma integrada com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e conta com o apoio da gestão municipal, por meio do programa Reconstruindo Nosso Futuro, liderado pelo prefeito Dr. Pablo Santos.

Durante a programação da tarde, o foco foi direcionado aos debates técnicos e aos relatos de superação. A assistente social Fernanda Luma abriu os trabalhos com um workshop voltado à saúde mental, destacando a importância do cuidado psicológico na prevenção e no tratamento da dependência química.

Em seguida, uma mesa-redonda reuniu o presidente da Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas e diretor da Fazenda da Esperança, Adalberto Calmon; a assistente social Karina Sampaio; o tecnólogo em marketing digital, graduando em Psicologia e missionário da Fazenda da Esperança, Maurício Bovo; e o coordenador Rômulo Neiva, que debateram estratégias de prevenção, acolhimento e reinserção social.

O encerramento do simpósio ficou por conta da palestra “Trajetória Vencedora”, ministrada por Rômulo Neiva, abordando histórias de superação e a importância da prevenção para a construção de uma sociedade mais saudável.

O I Simpósio Caminhos da Prevenção – “Escolhas que Transformam” contou ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforçando o compromisso da administração municipal com políticas públicas voltadas à prevenção e promoção da qualidade de vida.