contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Publicidade

Picos cresce no acesso à Saúde de qualidade

O PMAQ é um programa do Ministério da Saúde que têm como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços

| sábado, 15 setembro , 2018

Resultado de imagem para dr junior santos picosO município de Picos continua melhorando o acesso à saúde de qualidade, segundo aponta os dados 2018 do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). O PMAQ é um programa do Ministério da Saúde que têm como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços que são oferecidos e o acesso da população a este, dentro do âmbito da atenção básica.

Picos teve 35 equipes avaliadas e o desempenho ultrapassou a da avaliação anterior. Houve oito equipes que tiveram a avaliação como Ótima, sendo uma delas a da UBS de Antenor Neiva. Foram vinte equipes com a avaliação em Muito Bom, sendo uma delas a UBS Belinha Nunes. Quatro equipes obtiveram a avaliação boa e três equipes obtiveram a avaliação regular.

“Fico feliz em ver as nossas equipes empenhadas em melhorar os serviços prestados pela saúde. Tivemos um crescimento em relação a avaliação anterior, e o nosso objetivo é sempre tá buscando equipar, qualificar, da o suporte para melhorar os serviços e ser avaliados cada vez melhor” disse Júnior Santos Secretário de Saúde.

Neste processo são analisadas questões como o os equipamentos utilizados pelas equipes, estrutura física, serviço prestado, auto avaliação da equipe, se a equipe esta atingindo as metas de atendimento solicitadas pelo programa, entre outros critérios. Com base nestes dados é que será divulgada a nota sobre o desempenho das equipes.

“Nós temos como objetivo principal, o município de Picos todo aderido a este programa, para que justamente através desta iniciativa do Ministério de Saúde o município possa se organizar melhor, em termos de atenção básica. Existe um ganho muito grande, no município de Picos, da época que não existia pra a que nós temos. Por que dessa avaliação vêm um valor financeiro que auxilia a gestão a esta equipando melhor as equipe e a própria equipe a esta desenvolvendo as atividade cada vez melhores. É um programa que só trás benefícios para ambas as partes” Destaca Ionara Holanda Coordenadora de Atenção básica.

O PMAQ é um método para obter clareza dos serviços prestados e com isso incentivar aos prestadores e gestores a continuarem investindo em melhorias no âmbito da saúde. A avaliação para a obtenção deste incentivo tem como finalidade constatar se as mais diversas áreas estão desenvolvendo as competências que assumiram desenvolver, quando aderiram ao programa.