contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Pro sol

Publicidade

Pronatec apresenta trabalho em Fórum de Jornalismo

O documentário sobre a Unidade Escolar Coelho Rodrigues: Educação e Transformação, foi exibido na Mostra de Cinema

| segunda-feira, 6 maio , 2019

Alunos e professores do Curso Técnico em Áudio e Vídeo do Programa Nacional de Acesso ao  Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/ Mediotec ) do município de Picos-Piauí, apresentaram na ultima quinta-feira (02), no 5º Fórum de Jornalismo da Faculdade RSÁ, o documentário  sobre a Unidade Escolar Coelho Rodrigues: Educação e Transformação, na 1º Mostra de Cinema no Sertão.

A atividade foi fruto do trabalho desenvolvido em sala de aula, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer na prática, como elaborar e produzir um roteiro, entrevistas, editar vídeo, selecionar imagens, dentre outras atividades. O processo de construção do documentário durou cerca de 3 meses, a turma foi dividida em equipes para produzir os trabalhos de Pré ? Produção, Produção e Pós- Produção.

O documentário retrata o nascimento da primeira escola de Picos através dos depoimentos de professores, historiadores, alunos e ex-alunos da Unidade Escolar Coelho Rodrigues. Através  da atividades foi possível mostrar como a inauguração do colégio contribuiu para o desenvolvimento educacional do município de Picos, e mostrar também, o poder de construção e atuação de uma escola para a transformação de uma sociedade.

Para a professora do curso,Ingrid Moura, a construção do documentário despertou o interesse dos alunos para a prática de áudio e vídeo. “Todas as etapas do documentário foram feitas pelos os próprios alunos, apesar das dificuldades eles aprenderam na prática a produzir um Documentário. Tivemos o apoio de outros profissionais da área que cederam equipamentos para a realização do trabalho. Estamos muito felizes em mostrar para os nossos alunos que apesar das dificuldades, a gente pode chegar lá”, disse Ingrid.

Segundo a professora, Janeide Barros, a ideia foi colocar em pratica o que era ensinado em sala de aula. “Os alunos foram responsáveis pela produção (fazer o contato com os entrevistados), visitar os locais de gravação, colher informações e depois disso, foi trabalhado roteiro, logo em seguida as gravações e edição. Apesar de estarem divididos em equipes, cada um deu sua contribuição para a conclusão do documentário” afirmou  Janeide.

Para o aluno do curso técnico em áudio e vídeo, Vitor Batista, participar da produção do documentário desde a idealização até as últimas horas de edição foi uma experiência sensacional, e acompanhar um pouco a evolução da educação em picos também foi interessante. “Pode ter certeza que foi algo gratificante e incrível, marcou minha vida”, disse Vitor.