contato@webpiaui.com.br

Publicidade

Banner Pro sol

Publicidade

Atividades chamam atenção contra abusos de menores

Uma vasta programação em Monsenhor Hipólito conscientizou a população sobre o crime de abuso e exploração de crianças e adolescentes

| domingo, 22 maio , 2016

O Município de Monsenhor Hipólito/PI encerrou no dia 20 de maio de 2016 às 17:00 horas a Programação do Dia 18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Neste ano, o Município adotou como tema da Campanha “Salve uma infância: Monsenhor Hipólito/PI protegendo nossas crianças e adolescentes.”

A Campanha foi desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social de Monsenhor Hipólito/PI, através do CREAS, CRAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV e Conselho Tutelar e em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e as demais Secretarias envolvidas.

O foco da Campanha era mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade a participar desta luta em defesa dos direitos sexuais das crianças e adolescentes.

A Campanha perdurou por mais de 15 dias, percorrendo as Escolas da Rede Municipal de Ensino com a realização de um concurso de desenhos sobre a temática abordada contra o abuso sexual, sabendo os participantes que no encerramento da Campanha os desenhos considerados como mais representativos seriam, portanto, ganhadores das premiações ofertadas pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Assistência Social de Monsenhor Hipólito/PI.

Nos dias 18 e 19 de maio, ocorreu no SCFV da Zona Rural e Urbana desta Cidade, uma série de atividades, palestras, exposição de vídeos, dramatizações, oficinas e apresentações artísticas e culturais alusivas ao combate e a exploração sexual das crianças e adolescentes.

Durante a manhã de sexta-feira (20/05) aconteceu o encerramento da Campanha na Zona Rural deste Município (BR 020) com uma caminhada que teve a participação das crianças e adolescentes dos colégios: Ângelo de Maria Bezerra, Lino Rodrigues, Dirceu Arcoverde, José Agripino e Antônio Hipólito. Do mesmo modo, marcaram presença os Diretores, Coordenadores e Professores destas Unidades de Ensino, tal qual, as Equipes do CREAS, CRAS, SCFV e Conselho Tutelar. No momento, foi dito sobre a importância da realização da campanha para a conscientização da população e prevenção de abusos contra nossas crianças e adolescentes. E, ainda houve a entrega das premiações para 1º, 2º e 3º lugar do concurso de desenhos dos colégios da Zona Rural.

Pela tarde, a Campanha encerrou-se com uma caminhada pelas principais ruas da cidade com a presença dos alunos dos Colégios Judith da Silva Lima, do CETIJAB e do Padre Cícero Romão Batista, acompanhados pelos Diretores, Coordenadores e Professores dessas Unidades de Ensino, além dos representantes da Secretaria de Educação, da Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde, Conselheiros do CMDCA, jovens do NUCA, Conselho Tutelar e Secretaria de Assistência Social de Monsenhor Hipólito/PI. Durante a caminhada foi abordado a história da Araceli (menina que foi abusada sexualmente na década de 1970 e motivou a criação do 18 de maio), a movimentação do Congresso Nacional para a elaboração da Lei que criou o 18 de maio, as formas de prevenção e os principais canais de denúncia. Ao final da caminhada foram entregues as premiações para o 1º, 2º e 3º lugar no concurso de desenhos realizado entre as escolas na Zona Urbana desta Cidade e logo após o agradecimento a todos os envolvidos por se fizerem presentes e colaborarem com a concretização da Campanha.

Fonte: Ascom