contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Rout

Publicidade

Professora Eva Graça participa de coletânea “Piauí em Letras“

Organizado pelo poeta, historiador, dicionarista biográfico e antologista Adrião Neto, “Piauí em letras” é uma seleção poética

| terça-feira, 17 julho , 2018

Organizada pelo poeta, historiador, dicionarista biográfico e antologista Adrião Neto, “Piauí em letras” é uma seleção primorosa de literatura de cordel poemas, causos, crônicas, lendas e afins, que nasceu de um encontro entre autores piauienses, que participam de um grupo homônimo e que publicam seus textos no Recanto das letras  (site que funciona como uma Comunidade, com milhares de escritores de todo o Brasil).

No mês de junho, do ano em curso,com o objetivo de divulgar a Coletânea que seria posteriormente lançada, alguns autores da obra participaram de um Bate-papo literário com o professor Luiz Romero Lima (Mestre em teoria da literatura, professor, editor de livros, crítico literário, autor de livros didáticos, pesquisador) e plateia,durante a última edição do Salão do Livro do Piauí, o SALIPI.

E para culminância desse projeto inovador, na última sexta-feira, dia 13 de julho, a livraria Anchieta, localizada no bairro de Fátima, em Teresina-PI, foi o palco escolhido para o lançamento dessa belíssima obra literária.

O evento foi grandioso e inspirador. Os 18 autores da obra, foram prestigiados por familiares, amigos e amantes da literatura, que ao mesmo tempo que se encontravam sitiados de livros naquele ambiente de riqueza cultural imensurável, que saboreavam a cajuína cristalina piauiense; também ouviam os poetas autores da coletânea ”Piauí em letras” relatando suas motivações acerca do maravilhoso ato de escrever. Alguns deles, inclusive,apresentando e/ou declamando belíssimos textos.

A professora alagoinhense, Eva Graça Maria de Brito, que é graduada em Letras-Português e especialista em Literatura Brasileira, figura na lista de autores da referida coletânea. Ao longo de alguns anos, ela já escreveu vários textos de diferentes gêneros e temáticas, mas essa é a primeira vez que seus escritos são publicados em um livro. Inclusive sobre a sua participação na coletânea, a professora disse que hesitou muito ao receber o convite para fazer parte, pois até então, não havia se pensado em algo dessa magnitude,uma vez que nunca havia lançado nenhum trabalho em sua terra natal,(Alagoinha do Piauí e nem em Picos-PI, cidade onde reside), mas pelo fato de ter recebido muitos incentivos por parte dos colegas escritores do grupo, de alguns familiares mais próximos, (no caso a sua mãe e o seu filho) e de um grande amigo, (que também é membro do grupo e do site Recantos das letras),o poeta Samuel Nascimento, resolveu participar ativamente da coletânea,optando por apresentar ao público-leitor, alguns de seus poemas, que versam sobre a temática do “Amor”.

De acordo com as lembranças da professora, seu maior interesse pelo mundo encantado da arte e da literatura começou na adolescência, quando ganhou de Josafá (seu irmão mais novo),um grande acervo de literatura de cordel, presente de valor imensurável, que adquiriu em Sergipe e carinhosamente trouxe para ela e suas duas outras irmãs.

Neste mesmo período, uma bondosa senhora, sua parente consanguíneo e também vizinha,a saudosa Maria de Zé Caçula costumava lhe contar com grande riqueza de detalhes, alguns contos de fadas maravilhosos, que deveras a deixavam fascinada! A partir dessa época, a professora nunca mais se afastou dos livros e para consegui-los tornou-se vendedora das publicações da livraria Ediouro, chegando muitas vezes a investir toda a porcentagem conquistada com as vendas, na compra de livros,especificamente dos clássicos da Literatura Brasileira.

A professora relata ainda, que outro fator determinante para tornar-se uma ávida leitora,foi o fato de ter tido a oportunidade de trabalhar no período de transição da adolescência à fase adulta , na Prefeitura Municipal de Alagoinha do Piauí, pois nessa época os jornais impressos chegava com regularidades e ela lia todos eles,da seção “Carta aos leitores” até à dos “Classificados”, sendo que a seção da “POESIA” era a que mais gostava.

Já na sua fase adulta, a professora conta que teve a feliz oportunidade de conviver e interagir na comunidade, no trabalho e na universidade, dentre outros, com as ex-professoras, amigas e grandes poetisas Firmina Arrais, Fidélia Rocha, Ilza Bezerra, com o poeta Francisco de Assis Sousa e com Marli Veloso e Raimunda Leonília (Raimundinha) (professoras inspiradoras e inesquecíveis, das cadeiras de Literatura na graduação em Letras-Português). Assim, ela acredita que a interação com esses intelectuais, amantes da leitura e defensores da arte e da cultura, foi um fator determinante para sua motivação em apreciar e divulgar ainda mais a leitura e também para começar a colocar um pouco de sua subjetividade no papel.

No ano de 2012, participou ativamente da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, como uma das professoras semifinalistas na categoria Poema,foi neste período que conheceu, através de uma colega do Rio Grande do Sul, o site Recanto das letras. De lá para cá, paralelo às atividades docentes, no seu cotidiano escolar e discentes do seu cotidiano acadêmico, tem escrito e publicado, alguns textos, que ela carinhosamente os denomina de “coisitas”.
Acerca dos escritores brasileiros que a inspiram, dentre inúmeros que ama, ela destaca os saudosos: Da Costa e Silva, Patativa do Assaré, Manoel de Barros, Cecília Meireles e Clarice Lispector e os contemporâneos Martha Medeiros, Elisa Lucinda, Pedro Bandeira, Luís Fernando Veríssimo e especialmente dois jovens,seus conterrâneos, os talentos brilhantes: Samuel Nascimento e Regivalda Sousa.

Dando continuidade, já emocionada por rememorar os fatos e se expressando com uma modéstia que lhe é peculiar, a professora, para finalizar acrescentou: “Na minha concepção, o ato de escrever demanda imaginação e capacidade de lidar com as palavras. Sei que é o leitor quem atribui significado ao texto, porém,o que não sei é se possuo talento para tal,..se o que escrevi irá corresponder às expectativas dos estimados leitores, mas, avante! Nesta coletânea está uma amostra dos meus escritos e também dos escritos de meus nobres colegas, todos eles, assim como eu, amantes da arte e da cultura, apaixonados pela poesia, por isso, espero sinceramente que leiam, que gostem e sobretudo que nos deem o feedback, que é algo muito importante para que possamos talvez, aprimorar mais as nossas habilidades literárias, em publicações futuras! Antecipadamente agradeço a todos que demonstram interesse em conhecer o nosso trabalho”. Abraços poéticos!

Fonte: Cidades na net