39º aniversário: Alagoinha do Piauí celebra o Dia da Cultura
O evento reafirmou o compromisso da gestão municipal com o incentivo à cultura e à educação, e deixou claro que a cidade continua a fortalecer suas tradições
Redação | quarta-feira, 9 abril , 2025
Na manhã desta terça-feira (08), a Prefeitura de Alagoinha do Piauí, sob a gestão do prefeito Dr. Pedro Otacílio e do vice-prefeito Cícero Cauã, celebrou o Dia da Cultura em grande estilo. O evento, realizado pela Secretaria de Cultura, coordenada pelo secretário Valdineres Rocha, fez parte das festividades pelos 39 anos de emancipação política do município. A programação, que reuniu a comunidade local, foi marcada por uma série de atividades que exaltaram as tradições e a identidade cultural da cidade.

A população teve a oportunidade de participar de competições como a tradicional corrida de rua, com categorias para infanto-juvenis e adultos. Paralelamente, um passeio ciclístico percorreu as principais ruas da cidade, também aberto a todas as idades. Essas iniciativas, além de promoverem a prática esportiva, contribuíram para o fortalecimento dos laços comunitários.
Um dos destaques do evento foi a Exposição Literária, que reuniu obras de artistas locais e proporcionou um espaço para escritores e poetas compartilharem suas produções. A exposição foi uma forma de valorizar a literatura regional e incentivar o reconhecimento dos talentos locais. Em um momento de reflexão, os presentes puderam participar de uma palestra sobre poesia contemporânea, ministrada pelo professor, cronista e poeta Francisco de Assis, que também preside a Academia de Letras da região de Picos.

Durante a celebração, o secretário de Cultura, Valdineres Rocha, fez questão de destacar a relevância do evento literário para a formação de novos leitores e para o fortalecimento da cultura local. “Um evento literário é um espaço que incentiva a formação de novos leitores, contribuindo para o fortalecimento da cultura. Nosso objetivo com esse evento é justamente esse: formar leitores, celebrar a diversidade cultural e identificar autores”, afirmou.
A primeira-dama e secretária de Saúde, Hortalina Bezerra, também participou da solenidade e ressaltou a importância da iniciativa para a comunidade. “Gostaria de agradecer ao escritor por nos presentear com essa manhã de conhecimento. Esse evento é muito importante, pois é daqui que saem muitos conhecimentos. Então, um evento desse é para a juventude, para os alunos participarem”, disse ela.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito Cícero Cauã, a secretária de Assistência Social, Pelvia Fialho, além de outros colaboradores da administração municipal. A celebração foi um sucesso, reunindo a comunidade em torno de atividades que reforçaram os valores culturais e educacionais de Alagoinha do Piauí.
O evento reafirmou o compromisso da gestão municipal com o incentivo à cultura e à educação, e deixou claro que a cidade continua a fortalecer suas tradições e a valorizar os talentos locais.
Com informações do Piauí em Foco




