Alagoinha participa do Encontro Formativo de Educação Antirracista e Sustentabilidade
O evento marcou um ano da adesão do estado à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ)
| quinta-feira, 15 maio , 2025
Nesta quarta-feira (14), a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) promoveu, em Teresina, o Encontro Formativo de Educação Antirracista e Sustentabilidade. O evento marcou um ano da adesão do estado à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).

Representando o município de Alagoinha do Piauí, a Agente de Governança local da PNEERQ, professora Vanja Maria da Rocha, destacou a importância do alinhamento entre educação antirracista e sustentabilidade no contexto escolar.
“A educação antirracista e a sustentabilidade caminham juntas na construção de um futuro mais justo e equilibrado. Combater o racismo é essencial para garantir dignidade, oportunidades e respeito a todas as pessoas, especialmente às populações historicamente marginalizadas”, afirmou a professora Vanja Rocha.
“Ao mesmo tempo, educar para a sustentabilidade é cuidar do planeta e promover a responsabilidade coletiva. Unir essas duas frentes é formar cidadãos conscientes, comprometidos com a igualdade e com a preservação da vida em todas as suas formas”, completou a Agente de Governança de Alagoinha do Piauí.

Um dos momentos mais aguardados do evento foi a palestra da professora doutora Nilma Lino Gomes, ex-ministra da Igualdade Racial, que abordou os desafios e perspectivas de uma gestão educacional antirracista. A apresentação foi transmitida ao vivo pelo Canal Educação e acompanhada por educadores de todas as regiões do estado.
“Vi aqui uma força muito grande, uma equipe articulada, educadores comprometidos, com garra e vontade de aprender. Saio do Piauí muito satisfeita e esperançosa. O que está sendo feito aqui pode servir de exemplo para o Brasil”, elogiou Nilma Gomes.
No período da tarde, o encontro seguiu com oficinas práticas voltadas à implementação das diretrizes da PNEERQ nas escolas da rede estadual. Entre os temas debatidos estavam: equidade de gênero, inclusão de pessoas com deficiência, diversidade religiosa, sustentabilidade, respeito à comunidade LGBTQIAPN+ e a promoção de escolas mais inclusivas.







