contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner doação de sangue

Publicidade

Prefeitura lança campanha “Picos livre para caminhar”

O objetivo de garantir o direito de ir e vir dos pedestres e promover a conscientização sobre a ocupação irregular das calçadas por comerciantes e estabelecimentos comerciais

Redação | segunda-feira, 10 março , 2025

A Prefeitura de Picos lançou nesta semana a campanha Picos Livre para Caminhar, com o objetivo de garantir o direito de ir e vir dos pedestres e promover a conscientização sobre a ocupação irregular das calçadas por comerciantes e estabelecimentos comerciais. A ação visa combater a obstrução do espaço público e melhorar a mobilidade na cidade.

O prefeito Dr. Pablo Santos esteve presente em um dos principais centros comerciais de Picos, onde alertou sobre a importância do respeito ao espaço destinado aos pedestres. “Nossa cidade é conhecida pelo comércio forte, mas precisamos garantir o respeito às áreas que pertencem à população, especialmente às pessoas com deficiência e aos idosos”, afirmou o prefeito.

A Lei Municipal nº 2.858/2017 proíbe a exposição de mercadorias e bancas nas calçadas, assim como qualquer obstrução que dificulte o livre trânsito dos pedestres. Para reforçar a fiscalização, a Prefeitura anunciou a formação de um termo de cooperação entre as secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Trânsito, que visa orientar os comerciantes e assegurar o cumprimento da legislação.

“Nós queremos uma cidade mais justa e acessível para todos os picoenses. Haverá orientação para os comerciantes, mas também punições para aqueles que insistirem em descumprir a lei”, destacou Dr. Pablo Santos.

A fiscalização já está em andamento, e a população pode contribuir denunciando irregularidades. Para mais informações ou dúvidas, a Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico está disponível para atendimento das 08:00 às 14:00h, no Shopping Vale do Guaribas.

Com a iniciativa, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a construção de uma cidade mais organizada, segura e acessível para todos.

Por: Isael Pereira