contato@webpiaui.com.br

Publicidade

banner Dia do Piauí 2026

Publicidade

TRE-PI lançará canal de denúncias eleitorais pelo WhatsApp

Nova plataforma, desenvolvida pelo Cajuína Lab, permitirá que eleitores encaminhem denúncias irregularidades diretamente pelo aplicativo de mensagens

Redação | domingo, 9 agosto , 2026

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) lançará, na próxima quarta-feira (12), uma nova plataforma para facilitar o encaminhamento de denúncias de crimes e irregularidades eleitorais por meio do WhatsApp. A ferramenta está sendo desenvolvida pelo Cajuína Lab e tem como objetivo ampliar o acesso dos eleitores aos serviços da Justiça Eleitoral.

Atualmente, as denúncias são registradas por meio do Pardal, sistema disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com a nova solução, o cidadão poderá enviar as informações pelo aplicativo de mensagens, mantendo a integração com a plataforma oficial.

Segundo o coordenador do Cajuína Lab, Dimmy Magalhães, a iniciativa busca aproximar a Justiça Eleitoral da população por meio de ferramentas mais simples e acessíveis.

“Estamos desenvolvendo soluções que aproximam a Justiça Eleitoral do cidadão. Hoje, as denúncias já podem ser feitas pelas plataformas oficiais e elas continuam válidas, mas vamos aproximar esse serviço por meio do WhatsApp”, explicou.

Denúncias de irregularidades

De acordo com Dimmy Magalhães, os mesmos tipos de ocorrências que atualmente podem ser registrados pelo sistema Pardal também poderão ser encaminhados pelo novo canal.

“Qualquer tipo de denúncia feita no sistema Pardal poderá ser encaminhada também pelo WhatsApp. Boca de urna, compra de votos e outras irregularidades poderão ser informadas por esse canal”, afirmou.

A expectativa é que a ferramenta facilite o acesso do eleitor aos canais de denúncia, especialmente por utilizar um aplicativo de mensagens amplamente utilizado pela população.

Consulta sobre movimento nas seções

Além do canal para denúncias, o TRE-PI também apresentará uma ferramenta que permitirá ao eleitor consultar, pelo WhatsApp, uma estimativa do movimento nas seções eleitorais.

A proposta é auxiliar o eleitor na escolha do melhor horário para comparecer ao local de votação e, consequentemente, contribuir para a redução das filas no dia da eleição.

Fonte: Cidade Verde