Valdinar lança comitê para erradicar sub-Registro civil

Padre Marcos vai articular ações que possam garantir que todas as crianças sejam registradas nos primeiros dias de vida

/ quinta-feira, 8 março , 2018

A Prefeitura Municipal de Padre, através do prefeito Valdinar Silva, publicou no último dia 1º de março, um Decreto estabelecendo o compromisso do município pela erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e a ampliação do acesso à documentação básica, bem como, instituindo a criação de um Comitê Municipal de Articulação para Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento. A iniciativa é parte das ações do Selo Unicef.

Após o Decreto, as Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde se reuniram nesta segunda-feira, 05, para a criação do Comitê Municipal, que tem por objetivo erradicar o sub-registro, onde o município vai articular ações que possam garantir que todas as crianças nascidas em Padre Marcos tenham seu Registro de Nascimento em tempo hábil.

A reunião foi conduzida pela secretária de Administração, a psicóloga Thuanny Mikaella, onde foi discutido a importância de após o nascimento das crianças, as mães serem acompanhadas e sensibilizadas para que registrem seus filhos.

Thuanny explicou sobre a importância da criança ser registrada de forma imediata. “O Registro de Civil de Nascimento é o documento mais importante, além de essencial para que a criança seja inserida nas políticas públicas ofertadas pelo município. Então, a gestão tem a preocupação de garantir esse direito as crianças”, afirmou.

Thuanny explicou, também, como vai proceder as estratégias de trabalho do Comitê. “Os agentes comunitários de saúde irão mapear todas as gestantes, e após o nascimento da criança, a família vai ser acompanhada pelos técnicos da Assistência Social para que seja feita a emissão do Registro Civil de Nascimento”, disse.

Thuanny ressaltou que o prefeito Valdinar Silva tem se empenhado para desenvolver e garantir as políticas públicas para as crianças e adolescentes do município. “Esse ano foi implantado o NUCA – Núcleo de Participação de Desenvolvimento do Adolescentes, realizadas ações de fortalecimento do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e enviado à Câmara Lei instituindo a Semana do Bebê. E sobre plano municipal pela primeira infância, ou seja, importantes avanços para fortalecimento dessas políticas públicas garantindo o direito das crianças e adolescentes” concluiu.

Na ocasião, a secretária de Saúde, Maria Lúcia, fez a entrega de kits ao agentes comunitários de Saúde. Estiveram presentes na reunião, as equipes da saúde, a secretaria de Saúde, Maria Lúcia e equipe assistência social e do CRAS, a secretária de Assistência Social, Lucicleide Dias, a coordenadora do CRAS Adriana Rodrigues, a psicóloga Vanessa Marques, a assistente social Elcivane Araújo, e a equipe do programa Criança Feliz e Conselho Tutelar.

Fonte: Cidades na Net

Dr. kim

Vídeo Veja mais

Eva Graça tem poemas publicados em coletânea

A professora da rede estadual de ensino, Eva Graça, fala como surgiu o hábito de escrever e sobre suas publicações

banner aviso banner datapicos paraiba 2 LAVAJATO Comercial Ivan

© 2013 Webpiaui - Todos os direitos reservados.

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Aroldo Santos - Soluções web