Saúde alerta sobre importância da vacina contra a gripe

Nesta primeira fase da campanha, serão priorizadas crianças com idade entre 6 messes a 6 anos, mulheres grávidas e puérperas

/ sexta-feira, 12 abril , 2019

A Prefeitura Municipal Picos, através da Secretaria de Saúde pede o apoio da população para que vá ao Posto de Saúde mais próximo de sua residência para se vacinar contra gripe. Neste ano, a ação vai ocorrer simultaneamente em todo o País entre os dias 10 de abril e 31 de maio.

A enfermeira da sala de vacinação do Pronto Atendimento Infantil Municipal- Paim, Andressa Santana fala da importância da vacinação contra a gripe. “A vacina é muito importante porque ela vai lhe prevenir dos piores tipos de vírus da gripe. Todo ano o ministério da saúde seleciona os principais tipos de vírus que infecta a população, então a vacina desse ano vai imunizar três tipos de gripe. Queria fazer um apelo para as pessoas virem se vacinar”, disse a enfermeira.

De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização, este ano, foi antecipada em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores, quando a campanha teve início na segunda quinzena de abril.

Com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento e evitar a formação de grandes filas, o Ministério da Saúde (MS) estruturou um cronograma de vacinação com a definição de períodos para cada grupo prioritário. O “Dia D” da campanha, no qual podem ser vacinados os componentes de todos os grupos, será no dia 4 de maio em todo o País.

Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 6 messes a 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, segundo o ministério, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Cronograma de Vacinação

10/04/19 à 12/04/19: criança de 6 meses a menores de 6 anos( 5 anos, 11meses e 29 dias), gestantes e puérperas.

15/04/19 à 19/04/19: criança de 6 meses a menores de 6 anos( 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas.

15/04/19 à 31/05/19: todos os grupos prioritários ( profissionais de saúde , crianças de 6 meses à menores de 6 anos , gestantes , puérperas, idosos portadores de doenças crônicas comorbidade associada e professores.

Observações:

Os professores somente serão vacinados mediante apresentação de contrachegue;

As puérperas somente serão vacinadas mediante apresentação de cartão de gestante ou certidão de nascimento da criança;

O grupos comorbidades somente serão vacinados mediante a prescrição médica.

SALAS DE VACINAS – ZONA URBANA

Paim

Belinha nunes

Antenor Neiva

Passagem das pedras

Ipueiras

Junco

Belo norte

Morada do sol

Cecilia neri

Aerolandia

Lagoa comprida

Canto da Várzea

Ascom

banner shopping Banner Posto Dois Amores

Vídeo Veja mais

Maria Sofia começa soletrar suas primeiras palavras

O sonho de Maria Sofia é se tornar uma YouTuber famosa e conhecer o Lucas Neto, então resolvemos postar seu primeiro vídeo

© 2013 Webpiaui - Todos os direitos reservados.

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Aroldo Santos - Soluções web