Picos registra queda de 17% em casos de hanseníase

Gilberto Valentim anunciou que será realizada uma mobilização na última semana do mês envolvendo profissionais e a população

/ sexta-feira, 10 janeiro , 2020

O coordenador do Programa Municipal de controle da Hanseníase, Gilberto Valentim, comemorou nesta sexta-feira (10/01) a redução do número de novos casos de Hanseníase na região de Picos. A diminuição na incidência da doença de 2018 para 2019 foi de 17,65%. No ano passado foram diagnosticados 70 novos caso contra 82 do ano retrasado.

Dos 70 novos casos diagnosticados em 2019, 38 são pacientes de Picos e 42 de cidades da região.  Em Picos, alguns bairros concentram o maior número de casos. “Parque de Exposição, São Vicente, Morada do Sol, São José e São Vicente”, confirmou.

A doença

Hanseníase é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium leprae, uma bactéria que acomete a pele e os nervos periféricos. Ela é uma doença de baixa infectividade, ou seja, o seu poder de contágio é baixo.

Contágio

A transmissão da hanseníase se dá pelo contato prolongado e frequente com uma pessoa infectada pelo bacilo e que não esteja em tratamento. A pessoa infectada expele bacilos (bactérias) através do sistema respiratório superior quando ela fala, tosse ou espirra, por meio da saliva e secreções nasais.

Janeiro Roxo                                             

Janeiro Roxo é a campanha dedicada ao controle da doença. Em Picos, Gilberto Valentim, anunciou que será realizada uma ampla mobilização na última semana do mês envolvendo profissionais e a população com palestras, exames e capacitações.

banner megalink Banner Posto Dois Amores banner shopping

Vídeo Veja mais

Confira o sorteio do Prêmio Facim de Picos – 08/03

banner datapicos Comercial Ivan banner serão motos peças

© 2013 Webpiaui - Todos os direitos reservados.

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Aroldo Santos - Soluções web