Nordeste discute melhorias de políticas educacionais

O governador Wellington Dias acompanhou a Reunião da Regional Nordeste do Conselho nacional de Secretários de Educação

/ terça-feira, 8 outubro , 2019

O governador Wellington Dias acompanhou, na manhã desta segunda-feira (7), a Reunião da Regional Nordeste do Conselho nacional de Secretários de Educação (Consed), realizada no Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina. No encontro, os gestores propuseram melhorias nas políticas educacionais do Nordeste e trataram ainda a respeito das Escolas Militares, a Universidade Aberta, o Novo Ensino Médio e ainda a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Durante a reunião do Consed, os secretários discutiram o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Segundo o secretário de Educação do Piauí, Ellen Gera, o Fundo é essencial para manutenção da Educação Pública no Brasil, em especial os municípios, que precisam muito e o fato de não contar com esse recurso para os próximos ciclos deixaria o sistema educacional em calamidade. “Existe um trabalho avançado na Câmara Federal e o Consed também se posiciona em relação a este assunto, pois é muito importante essa articulação para que a gente consiga manter um bom financiamento da educação por todo o Brasil”, afirmou Ellen Gera, declarando que o Governo, nas esferas federal, estaduais e municipais está tratando ativamente para que o Fundeb possa ser remodelado ou postergado.

O governador Wellington Dias destacou a importância do Consórcio Nordeste, especialmente para solução de problemas comuns da região. “Todos os estados ainda têm o indicador de analfabetismo ainda elevado. Então, há a necessidade de uma ação conjunta para aumentar a escolaridade de jovens e adultos. Da mesma forma, precisamos atuar de modo muito forte na educação profissionalizante a partir do ensino médio, no qual a nossa rede cresce, mas há a necessidade de ampliar ainda mais”, afirma o governador, declarando que a experiência de muitos atores em diferentes estados pode trazer uma educação de mais qualidade e esse é o objetivo.

Segundo Fred Amâncio, presidente do Consed e secretário de Educação do Estado de Pernambuco, o objetivo da reunião é a troca de experiências, parcerias e a discussão de assuntos importantes para a educação do Brasil e, em especial, do Nordeste. “Somos, em quantidade de estados, a maior região do país. Em paralelo a isso, houve a decisão dos governadores do Nordeste de criar o Consórcio Nordeste, cujo objetivo é atuar em todas as áreas e não somente com a educação.

“Começamos a nos reunir no primeiro semestre, em Recife, depois em Salvador. Essa é a nossa terceira reunião de secretários e, desde a primeira, já constituímos dois grupos para começar a trabalhar nos dois primeiros temas a serem debatidos na discussão de Consórcio”, afirmou Fred Amâncio, declarando que o primeiro tema são as compras na área da educação e o segundo foi a oferta de cursos pela Universidade Aberta, no âmbito da educação à distância.

O presidente do Consed informa que há estados que têm experiências muito interessantes, como é o caso do Piauí, que tem uma das maiores estruturas do Nordeste em educação à distancia. “No entanto, queremos fortalecer a região como um todo e se for possível fazer isso em parceria é melhor ainda. Esses dois grupos já estão trabalhando”, disse. A reunião do Consed realizada em Teresina foi dividida em duas partes: a primeira tratou da discussão de temáticas voltadas para educação e também as diretrizes relacionadas ao Consórcio Nordeste.

Autoria: Marilia Andrade
Banner Posto Dois Amores banner shopping banner megalink

Vídeo Veja mais

Estou com câncer. E agora? A meditação como forma de tranquilizar o espírito

O Coronel Emerson deixa uma bela mensagem através do canal "Aprendendo a viver". Vale apena conferir!

banner datapicos BANNER FESTA banner serão motos peças Comercial Ivan Banner shopping 2

© 2013 Webpiaui - Todos os direitos reservados.

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Aroldo Santos - Soluções web