Açudes do Piauí já ultrapassam 90% da capacidade

O açude Cajazeiras, localizado em Pio IX, está apenas com 8% . O mesmo acontece com o açude Barreiras, em Fronteiras

/ terça-feira, 18 fevereiro , 2020

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas no Piauí (Dnocs) informou nesta segunda-feira (17), que dos 24 açudes monitorados pelo órgão, 13 estão com mais de 50% da capacidade. O de Jenipapo, considerado um dos maiores do Estado, está próximo de atingir o limite máximo. O reservatório fica localizado em São João do Piauí e atualmente está com 98,79% da capacidade máxima.

Outro reservatório que está perto de transbordar é o Pé de Serra, em Piripiri. O açude está com 96,30% do volume útil. O açude Salinas, em São Francisco do Piauí, chegou a 90,34% da capacidade máxima e também se aproxima do limite.

Os açudes Ingazeiras (Paulistana) e Caldeirão (Piripiri) também acumulam bastante água e já chegaram aos níveis de 84,47% e 82,96% de capacidade, respectivamente.

Apesar da boa concentração de chuva nos primeiros meses do ano, a seca continua castigando alguns reservatórios no Piauí. O açude Cajazeiras, por exemplo, localizado em Pio IX, está apenas com 8% de sua capacidade. O mesmo acontece com o açude Barreiras, em Fronteiras, que amarga 7,58% do volume útil.

Grandes reservatórios como Piaus (em São Julião) e o Petrônio Portela (São Raimundo Nonato) também enfrentam uma estiagem severa. Os açudes estão 20,09% e 13,79% de água, respectivamente.

Boa Esperança

O nível do reservatório de Boa Esperança também sobe de forma gradativa. No dia 18 de janeiro o volume útil era de 27,81%. Quase um mês depois, segundo a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), esse número já chega a 45,74%.

Por Hérlon Moraes
cidadeverde.com

Banner Posto Dois Amores banner megalink banner shopping

Vídeo Veja mais

Confira o sorteio do Prêmio Facim de Picos – 08/03

Comercial Ivan banner datapicos banner serão motos peças

© 2013 Webpiaui - Todos os direitos reservados.

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Aroldo Santos - Soluções web