Jovens participam de Seminário de Boas Práticas em Picos

A ação faz parte da terceira etapa da produção audiovisual e atuação em rede com jovens envolvidos com o Viva o Semiárido

/ segunda-feira, 10 junho , 2019

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf), por meio do Projeto Viva o Semiárido (PVSA), Instituto Comradio e Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida), realiza, na sexta-feira (07) e neste sábado (08), o Seminário Boas Práticas, com mais de 100 jovens dos Territórios Vales do Sambito, Guaribas, Itaim e Canindé e Serra da Capivara, no Centro de Treinamento Diocesano (CTD), em Picos. A ação faz parte da terceira etapa da produção audiovisual e atuação em rede com jovens envolvidos com o PVSA.

Lucia Araújo, assessora técnica do PVSA, destaca que o seminário, ao mesmo tempo que promove a integração das juventudes participantes, se propõe a manter uma rede consolidada em processo crescente dessas juventudes dentro do semiárido piauiense, com olhar voltado para o projeto e, ao mesmo tempo, permite a sinergia das boas práticas.

A programação incluiu roda de conversas com o presidente do Instituto Comradio, Jessé Barbosa, sobre “Redes e tecnologia digital a serviço da conexão humana”; palestra com o superintendente da Secretaria da Agricultura Familiar, Francisco das Chagas, sobre a “Rede do Projeto Viva o Semiárido”; apresentação de boas práticas e sinergias do aplicativo “Nestante”; e lançamento da cartilha “Ecogastronomia para Jovens Rurais do Semiárido”, com a presença das participantes de intercâmbio que deram origem à publicação, Perpétua Francisca, Aparecida e Francisco.

O jornalista Jessé Barbosa enfatizou que o seminário finaliza e avalia a fase piloto do Projeto Rede Viva o Semiárido e tem a missão de preparar a etapa seguinte. “Este é um projeto inovador porque utiliza mídias sociais e tecnoclogia, e desenvolveu inclusive o aplicativo “Nestante” para a comunicação colaborativa”, pontuou Barbosa

Maria de Jesus, da comunidade de Carnaíbas, município de Bela Vista avaliou o encontro como excelente. “Porque podemos compartilhar nossas ideias sobre atividades, cursos e falar sobre nossas expectativas de novas ações e novos projetos, aladquirirmos novos conhecimentos”, destacou a participante.

Fracisco das Chagas Ribeiro enfoca que este é o resultado da seleção de participantes do Projeto Rede Viva o Semiárido, oferecido pelo Instituto Conradio que, segundo o superintendente, “desenvolve um trabalho muito forte na área da comunicação inclusiva, participativa e educomunicação. É importante destacar que realizamos rodadas de conversas, treinamentos, cursos e outras atividades no cinco territórios e aqueles que se destacaram participam do evento, encerrando esta fase do projeto de avaliação e projeção para outras etapas deste trabalho com os jovens comunicadores do nosso semiárido”.

A consultora Andreia Simone e representantes das Unidades Regional  de Gestão do Projeto (URGP’s), como o representante de Picos, José da Costa Oliveira, participaram do Seminário de Boas Práticas representando o PVSA.

Autoria: Edna Maciel
banner shopping banner megalink Banner Posto Dois Amores

Vídeo Veja mais

Incêndios em Picos provocam prejuízos

Nos últimos meses Picos tem registrado vários incêndios que tem provocado destruição e prejuízos a população

banner serão motos peças banner paraiba provi banner datapicos Comercial Ivan

© 2013 Webpiaui - Todos os direitos reservados.

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Aroldo Santos - Soluções web