Alegando motivo pessoal, vereador renuncia ao mandato

O pedido de renúncia foi assinado no último dia 26 de dezembro e, enviado na mesma data ao presidente da Câmara

/ quarta-feira, 2 janeiro , 2019

P40G-IMG-12645facae29405c2a.jpgAlegando que a decisão é estritamente de cunho pessoal, o vereador de Dom Expedito Lopes, Jernando de Moura Leal (PROS), renunciou ao mandato na última quarta-feira, 26 de dezembro. Em lugar dele assume o primeiro suplente da coligação “Um novo tempo, uma nova história”, Antônio Ferreira Sobrinho, o Toinho de Quinca (PSDB). As informações são do Jornal de Picos.

O pedido de renúncia foi assinado pelo vereador Jernando Leal (PROS) no último dia 26 de dezembro e, enviado na mesma data ao presidente da Câmara Municipal de Dom Expedito Lopes, Kildary Gomes Gonçalves (Rede) e ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho. No texto ele comunica que a renúncia é de caráter irrevogável e irretratável, com efeitos imediatos.

“Na oportunidade, informo que as razões que me levaram a esta decisão são de cunho estritamente pessoal. Assim sendo, ratifico e reitero de forma livre, espontânea, expressa, irrevogável e irretratável a renúncia ao mandato de vereador” – escreveu o vereador Jernando de Moura Leal.

De posse do pedido de renúncia por escrito assinado pelo vereador Jernando de Moura Leal, o presidente da Câmara Municipal de Dom Expedito Lopes, Kilday Gomes Gonçalves publicou decreto legislativo no dia 26 de dezembro dispondo sobre o assunto.

No artigo 1º do decreto legislativo diz que fica extinto o mandato do vereador Jernando de Moura Leal. Já no artigo 2º o presidente da casa destaca que havendo vacância no cargo de vereador na Câmara Municipal de Dom Expedito Lopes, fica mantida a convocação e permanência no cargo, como titular, de Antônio Ferreira Sobrinho.

Conhecido como Toinho de Quinca (PSDB), o novo vereador de Dom Expedito Lopes era o primeiro suplente da coligação “Um novo tempo, uma nova história”, composta pelos partidos do PDT, DEM, PPS, PROS, Rede, PCdoB, PSDB, PSB, PT e PTB. A aliança elegeu o prefeito Valmir Barbosa de Araújo (PDT).

Empresário, Jernando de Moura Leal (PROS) obteve nas eleições de 2016, 382 votos, o equivalente a 7,38% dos votos válidos. Nas urnas, ele foi o segundo mais bem votado, atrás apenas de Nilza (PV), que conseguiu 386 votos (7,45%).

Já o novo vereador de Dom Expedito Lopes, Antônio Ferreira Sobrinho, o Toinho de Quinta (PSDB), obteve 234 votos, o equivalente a 4,52% dos votos válidos. Com esse desempenho ficou na primeira suplência da coligação “Um novo tempo, uma nova história” e agora herda o mandato com a renúncia de Jernando Leal.

Por José Maria Barros/ GP1

Banner Posto Dois Amores banner shopping

Vídeo Veja mais

Confira o sorteio deste domingo (18) do Prêmio Facim de Picos

Os sorteios do Facim acontecem todos os domingos ao meio-dia com transmissão ao vivo pela televisão e rádios de Picos

© 2013 Webpiaui - Todos os direitos reservados.

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Aroldo Santos - Soluções web