Oposição assume Câmara de Santana do Piauí

Antônio Joaquim Leal, o Antônio de Hercília (MDB), foi eleito presidente da Câmara Municipal de Santana do Piauí para o biênio 2019/2020

/ quarta-feira, 2 janeiro , 2019

O vereador Antônio Joaquim Leal, o Antônio de Hercília (MDB), foi eleito presidente da Câmara Municipal de Santana do Piauí para o biênio 2019/2020. A sessão em que ocorreu o pleito foi realizada na tarde da terça-feira, 01, na sede do legislativo. Antônio Joaquim, que encabeçava a Chapa 1, recebeu cinco dos nove votos em disputa, e Raimundo Honorato de Moura, o Mundinho (PTB), da Chapa 2, recebeu os outros quatro votos.

O processo de escolha da mesa diretora foi bem rápido. Os vereadores receberam as cédulas com os nomes dos candidatos e votaram em uma sala separada, em seguida depositavam o voto na urna. A apuração foi realizada pela vereadora Clarete Rabêlo Leal (MDB) e pelo vereador Erisvaldo de Sousa Batista (PTB), e o resultado divulgado pelo vereador Mundinho, que presidiu a sessão por ser o mais velho dentre os parlamentares.

Após o pleito e a posse imediata da chapa eleita, a mesa diretora da Câmara Municipal de Santana do Piauí passa a ter a seguinte composição: presidente, Antônio de Hercília; vice-presidente, Marcos Venício Leal (MDB), e primeiro secretário, Geosmar Pedro de Aquino, o Bau (PSD).

A palavra foi facultada para os vereadores, que discursaram para um número significativo de pessoas que acompanhavam o processo. Todos os que falaram: Clarete, Bau, Vinícius, Bodó e Mundinho, endossaram a união existente em seus respectivos grupos políticos e enfatizaram o processo democrático que conduziu Antônio de Hercília à presidência da Câmara Municipal.

O vereador Ricardo Francisco Rodrigues, o Ricardo da Lagoa (PTB), ainda pediu um minuto de silêncio em memória de Francisco Borges, morto há exatos dois anos, em acidente automobilístico na estrada que liga Santana a Picos. Francisco Borges faleceu no dia em que tomaria posse como prefeito de Santana do Piauí.

Em seu discurso de posse o vereador Antônio de Hercília agradeceu aos amigos, familiares e aos demais parlamentares que participaram do processo, mesmo os que não votaram nele. “O desafio é grande, mas temos de estar preparados; busquei essa preparação junto com os meus colegas, com quem tanto me orgulho, como já foi falado nesses cinco vereadores que temos essa união”, declarou.

Ao final das suas palavras e já encerrando a solenidade, Antônio de Hercília convidou a população santanense a acompanhar as sessões da Câmara Municipal de Santana do Piauí, que acontecem sempre na segunda e na quarta sexta-feira de cada mês. O primeiro período legislativo de 2019 terá início em março.

O presidente
Antônio de Hercília é professor, tem 47 anos e foi eleito para o seu segundo mandato consecutivo como vereador. Ele recebeu 323 votos no peito de 2016, o que corresponde a 10.14% dos votos válidos, ficando em segundo lugar entre os eleitos. Antônio disputou a eleição pela coligação “A VITORIA COM A FORCA DO POVO”, formada pelos partidos PMDB / PSB / PT. Ele é oposição a atual administração de Santana do Piauí, juntamente com os demais membros da mesa diretora.

Por Jaílson Dias

banner shopping Banner Posto Dois Amores

Vídeo Veja mais

Incêndios em Picos provocam prejuízos

Nos últimos meses Picos tem registrado vários incêndios que tem provocado destruição e prejuízos a população

banner serão motos peças Comercial Ivan banner datapicos

© 2013 Webpiaui - Todos os direitos reservados.

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Aroldo Santos - Soluções web