Pio IX se prepara para celebrar 130 anos de emancipação

Importantes bandas de forró subirão ao palco nos dois dias para agitarem a noite em clima de festa e comemoração

/ segunda-feira, 15 julho , 2019

Resultado de imagem para pio ix piA comemoração do aniversário de 130 de emancipação política de Pio IX, será realizada pela Prefeitura Municipal através da administração da prefeita Regina Coeli, nos dias 07 e 08 de agosto.

Importantes bandas do cenário forrozeiro do Brasil subirão ao palco nos dois dias para agitarem a noite em clima de festa e comemoração.

No primeiro dia, no dia 07, se apresentarão Caninana do Forró e Brasas do Forro. No dia 08, Bonde do Brasil e Thullio Milionário encerram o evento.

História

Os dados históricos datam de 1800, ano em que realizaram-se as primeiras penetrações no território onde hoje está localizado o Município de Pio IX, com a participação de famílias piauienses e cearenses que, consequentemente, foram os seus primeiros habitantes.

O lugar denominado Umbuzeiro, localizado à margem do Rio Condado, foi ponto inicial para o povoamento, tornando-se, em pouco tempo, o maior centro populacional da região. Em 1871, o Padre José Pereira de Maria Ibiapina, conhecido como Apóstolo do Nordeste, construiu uma igreja, tendo como Padroeira, Nossa Senhora do Patrocínio. Antes, o mesmo havia construído a Capela de São Miguel, com a construção da Igreja, a localidade se desenvolveu um pouco e o povoado se constituiu em Distrito de Paz, elevado à categoria Freguesia, pela Resolução Provincial nº. 1.078, de 13 de julho de 1883, com o provimento canônico consumado em 1888.

Nesse mesmo ano, adquiriu categoria de Vila e Sede de Município, desmembrado de Jaicós, com a denominação de Patrocínio, em homenagem a Nossa senhora do Patrocínio, pela Resolução Provincial nº. 1.193, de 09 de outubro de 1888, cuja instalação do município foi realizada no dia 8 de agosto de 1889.

Algumas pessoas que tem conhecimento através de familiares antecedentes, informam que quando esta localidade ainda era Distrito de Paz, elevado à categoria de Freguesia, em 1883, a sua denominação era Pio IX.

O Município de Patrocínio passou por um período distrital, quando foi extinta a Prefeitura, passando a ser considerada Agência Distrital, conforme consta o Decreto Estadual nº. 1.279, de 26 de junho de 1931. O Município de Patrocínio sofreu reformulações administrativas, perdendo inclusive sua autonomia, incorporando-se ao Município de Picos.

Pelo Decreto Estadual nº. 1.575, de 17 de agosto de 1934, entretanto, foi reintegrada a autonomia do Município, tendo como sede a Vila de Patrocínio, que foi elevada à categoria de Cidade em 1º de janeiro de 1939, segundo o disposto na Lei Orgânica Federal nº. 311. de 2 de março de 1938 e nos Decretos — Leis Estaduais nº. 52, 121, 143 e 147 respectivamente de, 29 de março,29 de agosto, 9 de novembro e 15 de dezembro, todos do ano de 1938. Em razão da legislação federal que proibia a duplicidade de topônimos das cidades e vilas brasileiras, o Município de Patrocínio teve sua denominação mudada para Pio IX, em homenagem ao Papa Pio IX, que proclamou o dogma da imaculada Conceição, pelo Decreto-Lei Estadual nº. 754, de 30 de dezembro de 1943. Com a mesma denominação e composição é registrado atualmente.

Com informações: Cidades na net

banner megalink Banner Posto Dois Amores

Vídeo Veja mais

Robson Rocha faz segunda live, confira como foi

O grande show ao vivo aconteceu no domingo (19/07) e foi transmitido través do canal oficial do artista no YouTube

banner serão motos peças Comercial Ivan banner datapicos Banner Jerry

© 2013 Webpiaui - Todos os direitos reservados.

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Aroldo Santos - Soluções web