Prefeitura conscienciza contra desperdício de água

A agricultura tem realizado visitas nas comunidades rurais e se reunido com moradores para sensibilizar sobre o desperdício

/ sexta-feira, 12 julho , 2019

Cumprindo uma agenda de visitas às comunidades rurais do município, o secretário de Agricultura e Abastecimento de Picos, Marcos Guimarães, realiza durante toda esta semana, reuniões de orientação quanto ao uso da água.

De acordo com o gestor, a intenção dessas reuniões é conscientizar os agricultores e comunidades em geral, sobre a importância do uso da água, sobretudo em locais onde o abastecimento é precário, ou seja, em comunidades rurais mais distantes. “Nós temos a obrigação de abastecer essas comunidades, mas essas comunidades têm que ter consciência de que a água deve ser usada somente para uso humano, isto é, para beber, cozinhar, banhar e lavar roupa por exemplo”, explica.

As reuniões, segundo Marcos Guimarães, surgiram após denúncias de moradores de várias comunidades rurais de Picos, quanto ao desvio de água para plantio, irrigação, entre outros, o que prejudica diretamente outros agricultores vizinhos .

Informa o gestor que agricultores estariam usando a água para regrar plantio, encher cisternas e outros fins os quais não sejam para uso doméstico. “A água é um bem finito. Se não utilizarmos de forma consciente, ela vai faltar. E vai faltar para todos. Portanto, o usuário deve ter consciência de que se ele usar água para plantio, essa mesma água vai faltar para o seu vizinho do lado. E é isso que estamos combatendo”, assinala Marcos Guimarães.

Desde segunda-feira (08), Marcos Guimarães e sua equipe percorrem comunidades rurais de Picos reunindo agricultores e moradores, tratando sobre consumo da água, irregularidades, sugestões e soluções para melhoria de abastecimento da água.

A dona de casa Maria Cleidiane da Silva, disse que as reuniões devem acontecer de forma rotineira, pois a fiscalização promove senso de obediência. “É muito importante. Se não houver fiscalização, as pessoas que estão usando água irregular vão deixar os outros sem nada”, alerta a moradora da Lagoa dos Félix.

A semana de visitas começou com reuniões na localidade Serra do Tanque. Na quarta-feira aconteceu na localidade Lagoa dos Félix. hoje a reunião acontece em Gameleiras.

Ascom

Banner Posto Dois Amores banner megalink banner shopping

Vídeo Veja mais

Estou com câncer. E agora? A meditação como forma de tranquilizar o espírito

O Coronel Emerson deixa uma bela mensagem através do canal "Aprendendo a viver". Vale apena conferir!

BANNER FESTA Banner shopping 2 Comercial Ivan banner datapicos banner serão motos peças

© 2013 Webpiaui - Todos os direitos reservados.

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Aroldo Santos - Soluções web