Do ápice nos anos dourados ao esquecimento da atualidade

A história da casa que teve seu momento ápice no final da década de 1940 quando recebeu um dos grandes nomes da política nacional

/ quinta-feira, 11 abril , 2019

O imóvel, localizado na Rua Padre Madeira, logo atrás da Catedral de Picos (PI), ainda chama atenção pelo seu estilo de construção de paredes grossas e janelas avantajadas. O tempo não foi piedoso e nem as reformas, sem nenhum cuidado, feitas aos longos dos anos. Não está com muito tempo que a velha casa funcionou como um colégio alugado para a prefeitura, função que deixou algumas marcas.

Professor Rubens Leal

Segundo o professor e historiador Rubens Leal, a estrutura tem um passado glorioso e que ajuda a contar um pouco da história de Picos.

“Essa residência era de propriedade de um dos líderes da UDN (União Democrática Nacional) em Picos, João de Deus Filho, que hora dá nome a essa Praça aí em frente”.

O professor relembra que João de Deus Filho foi Prefeito de Picos entre os anos de 1963 e 1967.

O imóvel teve seu momento ápice no final da década de 1940 quando recebeu um dos grandes nomes da política nacional. Um dos poucos políticos daquela época a viajar o Brasil mostrando sua plataforma de governo.

“Ela recebeu em 1949 o então candidato a Presidente Brigadeiro Eduardo Gomes, quando esteve em Picos para apresentar sua candidatura na Praça Félix Pacheco”.

Brigadeiro Eduardo Gomes

De acordo com o historiador, naquele tempo o prefeito de Picos era Celso Eulálio, que governou o município de 1948 a 1951, também da UDN, que recebeu o presidenciável e participou de um grande banquete no imóvel, servido pelos donos da casa.

“Foi aí que ele (Brigadeiro Eduardo Gomes) passou também à noite, antes de seguir viagem, na manhã seguinte”.

Nas eleições de 1945, Eduardo Gomes tinha sido derrotado pelo Marechal Eurico Gaspar Dutra, que presidiu o Brasil de 1946 a 1951, voltando a se candidatar em 1950 sofrendo nova derrota, desta vez, para o ex-presidente Getúlio Vagas que praticaria o suicídio em 1954.

Banner Posto Dois Amores banner shopping

Vídeo Veja mais

Maria Sofia começa soletrar suas primeiras palavras

O sonho de Maria Sofia é se tornar uma YouTuber famosa e conhecer o Lucas Neto, então resolvemos postar seu primeiro vídeo

© 2013 Webpiaui - Todos os direitos reservados.

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Aroldo Santos - Soluções web