Coordenadoria da Mulher apresenta Projeto “Diga Sim à Vida”

O objetivo é aumentar o conhecimento público sobre o tema, além de disponibilizar estratégias de prevenção ao suicídio

/ sexta-feira, 8 fevereiro , 2019

A prefeitura de Picos, por meio da Coordenadoria Municipal da Mulher, está implantando o projeto “Diga Sim à Vida”. O referido projeto visa oportunizar a valorização da vida por meio de um trabalho de conscientização social inserido formas de prevenção e pósvenção, que é consiste no ajustamento a uma morte após o suicídio.

O objetivo, segundo a proposta, é aumentar o conhecimento público sobre o tema, além de disponibilizar estratégias de prevenção ao suicídio, assim como combater as variadas formas de preconceitos e discriminação relacionados ao tema. Para tanto, serão desenvolvidas ações integradas em parceria com as secretarias municipais de Picos como Assistência Social, Saúde, Educação, Igrejas, Associações de Classe, Ong’s, entre outros.

“Estamos com isso, tentando reduzir a incidência de suicídio e tentativas do mesmo. Evitando assim a morte prematura por suicídio ou morbidade/invalidez decorrente de tentativa de suicídio durante a vida, além de buscar o enfrentamento de fatores de risco de suicídio e tentativas de suicídio. Pelo projeto, iremos encaminhar pessoas em situação de risco à profissionais habilitados para trabalhar os transtornos mentas associados ao risco de suicídio como depressão, uso de substâncias tóxicas, esquizofrenia, etc”, explica a coordenadora da mulher em Picos, Maria José do Nascimento, Nega Mazé.

Atividades

Além de todo o aparato técnico e humano, o projeto também irá viabilizar atividades fundamentais em apoio, como a realização de palestras, rodas de conversa, debates, cartazes e folders educativos junto ao público em situação de risco.

O referido projeto será realizado uma vez por mês com a participação dos profissionais da área advindos do município, além de voluntários. Também serão realizadas avaliações acerca da execução do projeto com vistas à sua análise e desempenho, visualizando possíveis avanços e eventuais interesses relacionados à temática.

Recursos

Os recursos financeiros e humanos para a confecção e o respectivo desenvolvimento do projeto “Diga Sim à Vida” serão oriundos da Prefeitura de Picos, capitaneados pela Coordenadoria Municipal de Mulher.

Para qualquer dúvida, o interessado deve se dirigir à coordenadoria da mulher de Picos que está localizada na Rua Paulo VI, ao lado do colégio Vidal de Freitas, bairro Bomba.

banner shopping Banner Posto Dois Amores

Vídeo Veja mais

Confira o sorteio deste domingo (18) do Prêmio Facim de Picos

Os sorteios do Facim acontecem todos os domingos ao meio-dia com transmissão ao vivo pela televisão e rádios de Picos

© 2013 Webpiaui - Todos os direitos reservados.

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Aroldo Santos - Soluções web