Padre Wagner Carvalho assume Paróquia de Paulistana

O rito aconteceu durante a Celebração Eucarística campal, que foi presidida pelo bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva

/ sexta-feira, 3 agosto , 2018

A Paróquia Nossa Senhora dos Humildes, em Paulistana, já tem um novo pároco. O padre Wagner Francisco de Sousa Carvalho, que nos últimos dois anos residiu na Itália, tomou posse canônica na noite desta quarta-feira, dia 1º de agosto, tornando-se o 26º pároco da referida Paróquia em 180 anos de história.

O rito aconteceu durante a Celebração Eucarística campal, que foi presidida pelo bispo da diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, concelebrada por dezenas de presbíteros, e que contou com a participação de centenas de fiéis católicos de Paulistana e de outras Paróquias da Diocese, em sua maioria, da Paróquia Santos Antônio, em Padre Marcos, onde o padre Wagner iniciou sua vida sacerdotal, atuando por quase quatro anos.

A posse canônica teve início com a leitura da Provisão de nomeação, feita pelo padre Antônio Mendes Neto, vigário geral da Diocese. O novo pároco foi revestido com a estola sacerdotal e a casula, símbolos do serviço em que o novo pároco deverá prestar aos seus paroquianos. Já com as vestes sacerdotais, o padre Wagner fez a sua primeira profissão, conforme determina a disciplina da Igreja.

Durante a missa, após a homilia, no interior do templo religioso, o bispo apresentou ao sacerdote alguns instrumentos que o novo pároco fará uso para melhor exercer seu ministério na comunidade paroquial, como a Cátedra, o Sacrário, a Pia Batismal e o Confessionário.

Ao retornar para ao átrio da Igreja Matriz, o sacerdote fez a renovação das Promessas Sacerdotais e recebeu das mãos dos paroquianos os Livros de Tombo, de Batismos, Livro de Matrimônios e o Livro Caixa, e as chaves do veículo, representando o zelo e o cuidado que o ofício de pároco lhe impõe no registro dos acontecimentos, dos sacramentos e na administração dos bens temporais da Igreja que lhe é confiada. Diante do exposto, o sacerdote empossado fez o juramento de fidelidade.

Ao final da celebração, a professora Júlia Coelho, representando o prefeito municipal, deu as boas vindas ao novo pároco. “Em nome do prefeito, como homem católico e dirigente do município, trago a mensagem de boas vindas e a certeza de que o senhor terá todo o apoio do poder público municipal em prol das ações da nossa igreja. Nos sentimos felizes de receber alguém que tem fé, força e determinação, para bem cumprir a missão. Sinta-se já um paulistanense.”, disse.

A leiga Marta Ferreira, representando a Paróquia de Paulistana, também apresentou mensagem de acolhimento ao novo pároco, destacando a importância do mesmo para a comunidade católica. “A comunidade sem um padre, é como um rebanho sem pastor. Hoje é um dia muito especial para todos nós, dia de acolher com muita felicidade o nosso novo líder, que cuidará de nós como um pastor que cuida das ovelhas. É com muita alegria que nós paroquianos o recebemos em sua nova casa. Temos a certeza que conquistará e será conquistado”, disse.

Após ouvir atentamente as mensagens de boas vindas, com sabedoria, o padre Wagner Francisco de Sousa Carvalho fez o seu primeiro pronunciamento como novo pároco, quando fez vários agradecimentos e falou sobre as expectativas junto à Paróquia. O padre manifestou sua vontade de conhecer a memória, a história dos 180 anos de paróquia, o modo como as pessoas vivem e celebram a sua fé. “Isso, requer tempo e paciência, duas virtudes de quem ama. Se ama para conhecer mais e se muito conhece, é para amar mais”, disse.

Para o sacerdote, a paróquia é o território no qual as pessoas vivem sua rotina de vida, na alegria e na dor. “O serviço é o qualificante do padre para aproximar dos fiéis nesta cotidianidade de angustia e esperança. Portanto, o serviço é a lupa, pois para ler os sinais dos tempo da paróquia e o porta-voz do amor e do conhecimento”, pontuou.

Ao finalizar seu pronunciamento, o sacerdote fez referências ao gesto do silêncio de Maria. “Ela não falava muitas palavras, porque as guardava em seu coração, mas tinha um olhar agudo para perceber a tristeza dos noivos quando eles, não tinham mais vinho. Portanto, nosso conhecer, o nosso amor, o nosso servir e o nosso comunicar, sejam guaiados pela sensibilidade de nossa Senhora, aqui em nossa Paróquia intitulada de Nossa Senhora dos Humildes. O seu manto nesta noite seja o depósito no qual depositamos nossas expectativas e sonhos”.

Ao término da Missa, o novo pároco foi calorosamente saudado pelos paroquianos de Paulistana e visitantes.

Fonte: Cidades na net

Banner Posto Dois Amores banner shopping

Vídeo Veja mais

Maria Sofia começa soletrar suas primeiras palavras

O sonho de Maria Sofia é se tornar uma YouTuber famosa e conhecer o Lucas Neto, então resolvemos postar seu primeiro vídeo

© 2013 Webpiaui - Todos os direitos reservados.

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Aroldo Santos - Soluções web