Saúde de Itainópolis recebe nota máxima em avaliação

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica mede a qualidade dos serviços prestados

/ terça-feira, 11 setembro , 2018

Resultado de imagem para paulo lopes itainópolisA Saúde do município Itainópolis recebeu nota máxima em uma avaliação realizada pelo Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que visa medir a qualidade dos serviços prestados à população pelas equipes de atenção básica e saúde bucal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A avaliação das equipes de saúde inscritas no PMAQ aconteceu durante o mês de outubro de 2017, quando funcionários do Ministério da Saúde visitaram Itainópolis para realizar o processo de certificação dos serviços. Entre as áreas avaliadas pelo Ministério estão saúde da mulher, saúde da criança, controle de diabetes e hipertensão arterial, produção geral, tuberculose e hanseníase. Foram avaliadas, também, as condições de acesso e de qualidade, desde estruturas físicas, até o atendimento da equipe. Profissionais e usuários foram entrevistados.

De acordo com os dados divulgados na última quinta-feira (6), as seis equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e Saúde Bucal (SB) inscritas no programa foram classificadas como “Ótimo”, o que corresponde a nota máxima da avaliação.

Para o prefeito Paulo Lopes, o resultado do PMAQ premia os esforços da gestão. “Estamos muito felizes com o resultado, que é fruto dos esforços da nossa gestão, através da Secretaria Municipal de Saúde, em garantir a acessibilidade dos usuários aos nossos serviços. Isso mostra que, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelos municípios brasileiros com relação à saúde, nós conseguimos atingir todas as metas e atender tudo que o Ministério orienta.”, disse.

O PMAQ tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento na Atenção Básica através de um acordo de metas e padrões de qualidade a serem atingidos pelas equipes. Através do PMAQ, o Governo Federal oferece um incentivo financeiro de qualidade para a atenção básica, que é um recurso que o Ministério criou, que pode até dobrar o valor que atualmente é repassado para a equipe de ESF, desde que ela mostre qualidade no atendimento à população.

Fonte: Cidades na net

Banner Posto Dois Amores banner shopping

Vídeo Veja mais

Incêndios em Picos provocam prejuízos

Nos últimos meses Picos tem registrado vários incêndios que tem provocado destruição e prejuízos a população

banner serão motos peças Comercial Ivan banner datapicos

© 2013 Webpiaui - Todos os direitos reservados.

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Aroldo Santos - Soluções web